Depois de um ataque, uma convenção. O que muda na segurança de Trump?
Donald Trump, de 78 anos, sofreu ferimentos ligeiros numa orelha durante um ataque a tiro de que foi vítima durante um comício de pré-campanha para as presidenciais norte-americanas de novembro, que decorria no estado da Pensilvânia.
Duas pessoas morreram no ataque, incluindo o atirador, identificado pela polícia federal norte-americana (FBI) como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, que abriu fogo a partir de um telhado perto do local do comício. Outras duas pessoas ficaram feridas no ataque.
O ex-presidente americano afirmou que Deus evitou a sua morte e pediu aos americanos que permaneçam unidos.
Por sua vez, Joe Biden, que enfrentará Trump numas eleições muito polarizadas, afirmou que "não há espaço nos Estados Unidos para este tipo de violência" — e ambos conversaram sobre o que aconteceu.
"Neste momento, é mais importante que nunca que permaneçamos unidos e mostremos o nosso verdadeiro caráter como americanos, permanecendo fortes e determinados, para não permitir que o mal vença", escreveu Trump na sua plataforma Truth Social na manhã de domingo.
Apesar do sucedido, a campanha continua. Esta segunda-feira, a Convenção Nacional Republicana arranca na cidade norte-americana de Milwaukee e terá como ponto alto a oficialização da candidatura de Donald Trump à Casa Branca.
Trump chega à convenção deste ano com o Partido Republicano unido, num contraste evidente com os rivais democratas, que enfrentam uma grande turbulência interna em torno da viabilidade da candidatura do atual chefe de Estado, Joe Biden.
O que acontece nesta convenção?
De acordo com a organização, ao longo dos quatro dias de Convenção são esperados "mais de 50.000 convidados em Milwaukee, incluindo os delegados que nomearão o próximo presidente e vice-presidente dos Estados Unidos".
Na prática, os delegados angariados ao longo das eleições primárias republicanas em todos os estados e territórios norte-americanos devem aprovar e designar formalmente o duo que disputará o sufrágio, agendado para 5 de novembro.
O magnata republicano garantiu a maioria dos delegados durante as primárias, no início deste ano, pelo que a sua nomeação em Milwaukee está garantida e é considerada uma formalidade.
Nesse sentido, espera-se que Donald Trump aceite a nomeação com um discurso em 18 de julho, a noite final da convenção.
E já se sabe quem vai ser o vice de Trump?
A lista de possíveis candidatos englobava o senador da Florida Marco Rubio, o também senador J.D. Vance, do Ohio, e o governador de Dakota do Norte, Doug Burgum.
O anúncio oficial surgiu na sua plataforma Truth Social. "Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o Senador J.D. Vance do Grande Estado do Ohio", informou Donald Trump.
"J.D. serviu honrosamente o nosso país no Corpo de Fuzileiros Navais, licenciou-se na Universidade do Estado do Ohio em dois anos, Summa Cum Laude, e é licenciado pela Faculdade de Direito de Yale, onde foi editor do The Yale Law Journal e presidente da Associação de Veteranos de Direito de Yale. O livro de J.D., 'Hillbilly Elegy', tornou-se um grande best-seller e um filme, ao defender os homens e mulheres trabalhadores do nosso país", frisou ainda.
Trump escreveu ainda que "J.D. teve uma carreira empresarial muito bem sucedida nos setores da tecnologia e das finanças e, agora, durante a campanha, vai concentrar-se fortemente nas pessoas por quem lutou tão brilhantemente, os trabalhadores e agricultores americanos da Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito mais além".
O seu companheiro de corrida eleitoral de Trump deverá discursar na convenção em 17 de julho.
Depois de um ataque, como vai ser a segurança neste evento?
Kimberly Cheatle, diretora do Serviço Secreto dos Estados Unidos, referiu numa declaração citada pelo The Guardian que foi aumentada a segurança do ex-presidente e da Convenção Nacional Republicana em Milwaukee.
"Desde o tiroteio, tenho estado em contacto permanente com o pessoal dos Serviços Secretos na Pensilvânia, que trabalhou para manter a integridade do local do crime até o FBI assumir o seu papel de principal agência de investigação da tentativa de assassinato. Também tenho estado em coordenação com a equipa de proteção do antigo Presidente Trump e informei o Presidente Biden sobre os pormenores do incidente", explicou.
"O Serviço Secreto está a trabalhar com todas as agências federais, estatais e locais envolvidas para compreender o que aconteceu, como aconteceu e como podemos evitar que um incidente como este volte a acontecer", garantiu ainda.
Nesse sentido, "o Serviço Secreto dos EUA, em conjunto com parceiros federais, estaduais e locais de aplicação da lei e de segurança pública, concebe planos de segurança operacional para Eventos Especiais de Segurança Nacional (NSSE) para serem dinâmicos, a fim de responder a um ambiente de segurança cinética e às informações mais atualizadas".
Por isso, Kimberly Cheatle garante que vai ser proporcionado "o mais elevado nível de segurança e proteção aos participantes na convenção, aos voluntários e à cidade de Milwaukee".
São esperados protestos?
Sim, mas grupos de protesto não serão permitidos dentro da zona de segurança estabelecida pelos serviços secretos ao redor da arena de convenções. Contudo, estes tentarão chegar o mais próximo possível e atrair alguma atenção da imprensa.
O Principles First, que se descreve como um movimento popular nacional de conservadores pró-democracia e anti-Trump, realizará um comício na quarta-feira, tendo entre os palestrantes o ex-presidente do Partido Republicano Michael Steele.
O Comité Nacional Democrata também realizará eventos em Milwaukee, prometendo conferências de imprensa diárias e contraprogramação à Convenção Nacional Republicana, numa tentativa de alcançar eleitores numa cidade dominada pelos democratas.
- 18:26
- Os serviços de cuidados paliativos apresentam “insuficiências significativas”, revela um relatório hoje divulgado, segundo qual em 2022 estavam em falta 39 médicos, 246 enfermeiros, 19 psicólogos e 18 assistentes sociais.
-
- 17:44
-
Caverna subterrânea encontrada na Lua. Será que pode abrigar humanos?
Investigadores encontram provas da existência de uma gruta na lua, acessível a partir da superfície. Edefendem que este local poderia abrigar humanos do "ambiente lunar rigoroso".
-
- 17:26
-
Porto vai isentar IMI e IMT a empresas com projetos de investimento na cidade
A Câmara Municipal do Porto anunciou hoje que procedeu ao aditamento do Regulamento de Isenções de Impostos Municipais para incluir medidas de apoio fiscal às empresas para investimentos superiores a três milhões de euros e que gerem postos de trabalho no concelho.
-
- 17:07
-
Siza Vieira reinventa a tradicional malga de vinho com design minimalista
O arquiteto Siza Vieira reinventou a tradicional malga de vinho, deu-lhe umas linhas minimalistas e teve a preocupação de a tornar mais fácil de segurar, talvez para atualizar aquela imagem bucólica do saborear os néctares da vinha com as duas mãos. A ideia para o novo objeto é fazer um "brinde à el
-
- 16:27
-
Histeria coletiva e teorias da conspiração depois do atentado a Trump. Especialista explica o fenómeno
Agentes que ajudaram Trump aparecem a rir em imagens manipuladas, selfies de falsos autores dos disparos, teorias de que seria uma simulação ou que foram “ordens” do presidente Joe Biden ou do “estado profundo” (ou deep state, no original), muita desinformação e aumento das teorias mais imaginativas
-
- 16:09
-
Portugueses encontraram-na deserta e chamaram-lhe Cirne. Hoje são as Maurícias e o presidente veio a Portugal falar daquilo que nos une
Os presidentes de Portugal e das Maurícias defenderam hoje um reforço da cooperação bilateral e multilateral entre os respetivos países em áreas como o ambiente e a proteção dos oceanos, a energia, o digital e o turismo.
-
- 15:26
-
Ganhei um passe de Interrail grátis do Parlamento Europeu. E agora?
No ano passado, em Portugal, 12 mil jovens candidataram-se ao passe de Interrail grátis e 1400 ganharam um bilhete. O Francisco tem 19 anos, estuda nos Países Baixos e candidatou-se em 2023. Ganhou um bilhete que o vai levar por esta Europa fora e este é o seu diário de viagem publicado no SAPO24.
-
- 15:23
-
Zelensky favorável à participação russa numa próxima conferência de paz
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, manifestou-se hoje favorável, pela primeira vez, a uma participação russa numa próxima cimeira de paz organizada por Kiev, após a ausência de Moscovo na conferência de junho na Suíça.
-
- 14:48
-
Corpo encontrado na área onde Jay Slater desapareceu em Tenerife
Jay Slater, de 19 anos, foi dado como desaparecido em junho depois de ter telefonado a uma amiga a pedir ajuda enquanto passeava numa reserva natural em Tenerife. A polícia espanhola encontrou agora o corpo de um jovem.
-
- 14:33
-
Sporting e FC Porto jogam a 3 de agosto. Ainda não há bilhetes à venda para a Supertaça, mas está para breve
A disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, entre Sporting e FC Porto, acontece a 3 de agosto, no Estádio Municipal de Aveiro. Ainda não há bilhetes à venda, mas a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) garante que tal está para breve.
-
- 13:47
-
Ministra diz que Governo não podia garantir "de um dia para o outro" exigências para INEM
A ministra da Saúde disse hoje compreender o recuo de Vitor Almeida, que tinha aceitado presidir ao INEM, e reconheceu que as exigências feitas eram “razoáveis” mas que o Governo não podia garantir “de um dia para o outro”.
-
- 13:10
-
"Somos ambos maratonistas." Rosa Mota transportou chama olímpica em Paris e dedicou o momento a António Costa
Rosa Mota transportou hoje a chama olímpica numa parte do percurso em Paris.
-
- 12:54
-
Rei de Inglaterra escreveu a Trump depois do atentado. Conteúdo é segredo
O rei Carlos III de Inglaterra escreveu a Donald Trump após a tentativa de assassinato contra o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, informou hoje o Palácio de Buckingham.
-
- 12:21
-
Irmão mais novo de Schumacher assume homossexualidade. Na história da Fórmula 1 houve apenas outro piloto a fazer o mesmo
O ex-piloto de Fórmula 1 Ralf Schumacher anunciou que está a viver uma relação com outro homem, identificado como Etienne.
-
- 12:02
-
Restos mortais encontrados dentro de malas numa ponte em Bristol. Polícia acusa homem de 34 anos
Yostin Andres Mosquera, de 34 anos, foi acusado da morte de dois homens cujos restos mortais foram encontrados em malas na ponte suspensa de Clifton, em Bristol, no Reino Unido.
-
- 11:56
-
Opositor de Putin internado à força num centro psiquiátrico da Sibéria
Um xamã, conhecido por desejar "eliminar" o presidente russo, Vladimir Putin, vai continuar internado num centro psiquiátrico da Sibéria, anunciou hoje o seu advogado, após ter visto indeferido um recurso contra o internamento forçado.
-
- 11:45
-
"O Vencedor". Aulas de ténis em troco de uma vida luxuosa — e dupla, com paixões e erros
Conor O'Toole nunca tinha estado num lugar como Cutters Neck, uma comunidade fechada habitada por milionários na costa Leste dos EUA. É lá que vai passar o verão, graças a uma proposta de trabalho irrecusável: em troca de aulas de ténis, recebe alojamento gratuito numa luxuosa casa de hóspedes, long
-
- 11:25
-
David contra Golias. Uma pequena aldeia da Roménia iniciou uma guerra com a Louis Vuitton por causa de blusa tradicional (e ganhou)
Os trajes folclóricos romenos têm servido ao longo dos anos de inspiração para algumas das maiores casas de moda da Europa. O caso mais recente foi da Louis Vuitton, que deixou de vender uma blusa após uma campanha intensa de pressão.
-
- 09:30
-
Portugueses confiam mais em Montenegro do que em Marcelo, diz sondagem
Uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF mostra que Marcelo Rebelo de Sousa tem mais avaliações negativas do que positivas. E o primeiro-ministro, Luís Montenegro, consegue superar os valores de confiança do presidente da República.
-
- 07:14
-
Estão aí as matrículas para o 10.º e 12.º anos. Um guia para tirar todas as dúvidas, desde cursos a subsídios
A 15 de julho começam as matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 para os 10.º e 12.º anos de escolaridade. Fique a par de tudo o que é necessário para completar o processo e de outras questões que podem surgir sobre cursos do secundários, subsídios da ASE ou até quando não há vagas na escola es
-