A exposição que a Gulbenkian inaugura na sexta-feira, em Lisboa, sobre Iannis Xenakis é "como um documentário tridimensional" sobre o pensamento e o universo criativo do compositor, afirmou hoje o diretor do Centro de Arte Moderna daquela fundação, Benjamin Weil.
A Variety chama-lhe a Netflixicação da Família Addams e o marketing chega à boleia da estreia "de Tim Burton na televisão" e do regresso de Christina Ricci à saga. Mas não se vá ao engano: a estrela é mesmo Jenna Ortega, de 20 anos, que interpreta a protagonista que dá nome à série.
Os norte-americanos Metallica anunciaram para 2023 a edição de um novo álbum e de uma digressão que se estenderá por dois anos, mas que, para já, deixa Portugal de fora.
Os noruegueses Kings of Convenience têm regresso marcado a Portugal em 2023, para um concerto no festival CoolJazz, que decorre em julho, em Cascais, anunciou hoje a promotora Live Experiences.
A cantora norte-americana Lizzo vai estrear-se em palcos portugueses com uma atuação no festival Alive, no dia 7 de julho do próximo ano, anunciou hoje a promotora Everything is New.
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai encerrar o seu centenário com a apresentação de um livro sobre os 100 anos da engenharia em Portugal, a ser lançado no dia 06 de dezembro.
O Pavilhão de Portugal na Bienal de Arte de Veneza, com o projeto "Vampires in Space", de Pedro Neves Marques, recebeu mais de 67 mil visitantes durante os sete meses da exposição internacional, anunciou hoje a organização portuguesa.
O Festival Literário de Macau celebra este ano o centenário do nascimento de José Saramago e os 500 anos do clássico chinês "Romance dos Três Reinos", numa edição "muito condicionada" pela pandemia e que aposta novamente nos autores locais.
Depois de Braga, foi a vez de Lisboa acolher a nova digressão de Rosalía, com base no seu novo álbum, “Motomami”, lançado já este ano. Apesar de uma ou outra falha, o espetáculo da artista catalã na Altice Arena agradou a todos os que a encheram, e que não se coibiram de entoar bem alto canções como
A gastronomia portuguesa está a evoluir rapidamente e o Guia Michelin quer colocar Portugal no mapa da culinária mundial, disse o diretor internacional da publicação, justificando a decisão de passar a apresentar a seleção de restaurantes de forma independente.
A atriz Maria de Medeiros considerou hoje que “o cinema é feito de encontros”, como foi o caso daquele que teve com o realizador Quentin Tarantino, que permitiu uma “amizade cinéfila” e que a levou ao filme ‘Pulp Fiction’.
Há 100 anos, Howard Carter entrava no túmulo do faraó Tutankhamon pela primeira vez, apesar de ter sido descoberto dias antes. O local estava intacto e continha mais de 5.000 objetos, um dos tesouros mais impressionantes já alguma vez descoberto.
"Um lugar ao sol seguido de Uma mulher", obra conjunta de dois textos de Annie Ernaux, em que a autora disseca as mortes dos pais, volta a estar disponível no final deste mês, depois de 20 anos esgotada.
O primeiro filme realizado por António da Cunha Telles, "O Cerco" (1970), vai ser exibido no sábado em Lisboa pela Cinemateca Portuguesa, numa homenagem ao produtor, que morreu na quarta-feira aos 87 anos.
Vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro. A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto estarão presentes nesta edição, organizada pelo Gerador, que termina com um concerto de Filipe Sambado.
A entrada é livre.
Neste episódio, passeamos com a advogada Carmo Afonso, do Bairro Alto a Santa Apolónia. Lisboa e os Lisboetas é um podcast produzido pela MadreMedia que vai levá-lo a conhecer os recantos da nossa capital. Em cada episódio, o anfitrião José Sá Fernandes e um (ou mais) convidados dão juntos um passei
"Textos de Fernando Pessoa sobre Arte", reunidos em livro, revelam uma temática menos conhecia da produção do poeta, e surgem pelas Edições Colibri, que destaca o caráter inédito deste volume a apresentar na sexta-feira, em Lisboa.
O produtor e realizador António da Cunha Telles, um dos nomes indissociáveis do Cinema Novo português nos anos de 1960, morreu na quarta-feira aos 87 anos, disse à agência Lusa a filha, a produtora Pandora da Cunha Telles.
A cantora brasileira Adriana Calcanhotto inicia em Coimbra, em maio, a digressão mundial de apresentação do novo álbum, com edição prevista para 2023, que inclui também datas em Lisboa, Estarreja, Ponta Delgada, Porto e Faro.
A primeira edição portuguesa conjunta de um livro icónico do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, “Boitempo”, foi hoje publicada pela Tinta-da-China, que lançará também em breve os seus primeiros quatro livros de poesia num só volume.
“O outro nome” é o livro que inaugura o último projeto romanesco do escritor norueguês Jon Fosse, um septeto que convoca arte, deus e morte, numa longa meditação sem quebras, que está desde esta semana nas livrarias portuguesas.