O historiador João Paulo Oliveira e Costa considera que Portugal, “periférico e central”, evoluiu sempre em ligação “com os sistemas em que estava integrado”, como escreve no livro “Portugal na História - Uma identidade”, a ser apresentado na terça-feira.
"Hollywood de papel: Roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion", resultado de uma investigação do professor da Universidade de Brasília Pablo Gonçalo, apresentado esta quarta-feira, na Cinemateca, em Lisboa, revela "uma outra história" do cinema americano.
Concertos natalícios em igrejas, espetáculos e um novo ciclo de cinema infantil marcam este ano a programação da iniciativa Natal em Lisboa, que decorre entre 02 e 18 de dezembro, revelou hoje a EGEAC.
O foco deste artigo está apontado para "Yellowstone", série disponível por cá na SkyShowtime, que relata a história da família Dutton e do seu império. Co-criada por Taylor Sheridan ("Sicario" e "High Water"), há quem a veja como a versão de "Succession" do mundo cowboy. Mas será que é?
Os canadianos Arcade Fire e os britânicos Florence + The Machine, Foals e Metronomy estão entre as primeiras confirmações para o festival Kalorama, que regressa ao Parque da Bela Vista, em Lisboa, no verão de 2023.
O Guia Michelin atribui, na edição de 2023, a primeira estrela a cinco novos restaurantes portugueses, incluindo o vegetariano Encanto, do chef José Avillez, que soma o terceiro espaço distinguido, anunciou hoje a publicação em Toledo, Espanha.
O realizador norte-americano Steven Spielberg vai receber um prémio de carreira e será homenageado no 73.º Festival de Cinema de Berlim, agendado para fevereiro, anunciou hoje a organização.
Marisa Liz, Diogo Piçarra e Pedro Abrunhosa integram a lista de artistas que vão atuar em maio na 11.ª edição dos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), na cidade norte-americana de Providence.
Fotografias, desenhos, partituras, uma instalação de luz e som e a reconstituição de um estúdio compõem, em dezembro, uma exposição sobre o compositor Iannis Xenakis, que esteve "na vanguarda da modernidade mais radical", revelou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.
Os restaurantes distinguidos no Guia Michelin Espanha e Portugal 2023 são conhecidos na terça-feira à noite, numa cerimónia na cidade espanhola de Toledo, que a organização promete ser “histórica” para a gastronomia portuguesa.
Wilson-Lee nasceu no Quénia, estudou na Suíça e passou por universidades um pouco por todo o mundo — de Nova Iorque ao México — até se tornar professor de literatura medieval e renascentista no Sidney Sussex College, em Cambridge. E foi no Renascimento que encontrou dois portugueses cujos nomes todo
“O mais sacana possível” é o novo livro de António Araújo, dedicado à mítica revista Almanaque, aos nomes da cultura portuguesa que a compunham e a uma Lisboa em grande parte desaparecida, a da boémia artística e da censura salazarista.
O protagonista de "Regresso ao futuro", Michael J. Fox, recebeu um Óscar honorário pelo seu trabalho na luta contra a doença de Parkinson, uma doença neurodegenerativa de que padece há perto de trinta anos.
O Oásis é um dos mais antigos cafés de Coimbra e assinala 70 anos de atividade mantendo as características de ponto de encontro e convívio entre estudantes e moradores da Alta da cidade.
Quase três décadas depois da sua formação, o Palma's Gang reuniu-se para celebrar os 50 anos de carreira do homem que lhes emprestou o nome e as canções, Jorge Palma. No primeiro de dois concertos, os dois últimos de uma temporada que começou em setembro e que viu o músico lisboeta percorrer toda a
A mais secreta memória dos homens”, de Mohamed Mbougar Sarr, narra a busca por um escritor obscuro e, pelo caminho, reflete sobre o colonialismo e satiriza a relação entre a elite literária francesa e os "desprezados" escritores africanos francófonos.
Christian Bale, que regressa ao grande ecrã com o novo filme "Os Olhos de Allan Poe", enfrentou temperaturas negativas e condições difíceis nas filmagens da história, onde encarna o detetive August Landor, no século XIX.
A cantora australiana Lisa Gerrard faz hoje em Espinho a primeira apresentação mundial do álbum "Burn" e encara a sua estadia em Portugal para preparação da respetiva digressão como "um ato de Deus" inspirador, como disse à Lusa.
Entrou para a música para sobreviver, anseia por um dueto de sonho e tem um prémio no horizonte. O músico angolano recorda como "Loucos" lhe deu novos palcos e trouxe novos públicos em Portugal, país que já considera a sua segunda casa. Com dois grandes concertos na agenda, em Lisboa e no Porto, Mat
As vozes críticas terão assim tanta razão ou será que até há um certo equilíbrio no modo como a história está contada? Foi o que tentámos perceber no último episódio do podcast do Acho Que Vais Gostar Disto.
O aclamado e polémico romance “Uma pequena vida”, da escritora norte-americana Hanya Yanagihara, descrito como “imensamente poderoso e desolador do amor fraternal e dos limites da resistência humana”, chegou na quarta-feira às livrarias portuguesas editado pela Presença.
"Annie Ernaux – Os Anos Super 8", um filme da Nobel da Literatura Annie Ernaux e do seu filho, David Ernaux-Briot, tem antestreia marcada para sábado, no festival Porto/Post/Doc, e estreia comercial portuguesa em dezembro.
O cantor e escritor brasileiro Chico Buarque irá atuar em Portugal no próximo ano, aproveitando a ocasião para receber o Prémio Camões com o qual foi distinguido em 2019, disse à Lusa o agenciamento do artista.
As primeiras histórias do escritor brasileiro João Guimarães Rosa vão ser publicadas pela primeira vez em Portugal, no dia 24 de novembro, pela Tinta-da-China, 60 anos depois da publicação original.