250 anos depois, Sebastião José de Carvalho e Melo continua a ser uma das figuras mais controversas da nossa História. O último grande político do “Ancien Regime” dirigiu o país com arbitrariedade ditatorial, para o bem, segundo uns, e para o mal, segundo outros. Muitas biografias se fizeram sobre e
O artista português de 'street art' MrDheo homenageou os profissionais de saúde com um graffiti em Vila Nova de Gaia, inspirado numa enfermeira que esteve infetada com covid-19 e já voltou à linha da frente.
O livro ilustrado para a infância "No alto da árvore", escrito e desenhado pela romancista canadiana Margaret Atwood, é editado este mês em Portugal, em edição bilingue, pela Ponto de Fuga.
A obra vencedora do prémio Booker deste ano, “Shuggie Bain”, de Douglas Stuart, vai ser publicada em Portugal na segunda metade do próximo ano, anunciou hoje a Alfaguara.
Uma viagem visual e musical é o que Branko propõe para o concerto desta sexta-feira, 20 de novembro, no Campo Pequeno, em Lisboa. O DJ e produtor explica como ir a um espetáculo pode ser como ir ao cinema — e como a pandemia veio mudar a forma como as pessoas se relacionam com a música na Internet.
O espetáculo "Coreografia", que João dos Santos Martins, apresenta na segunda-feira, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, "parte da ideia do que é a escrita da dança", e assume o "corpo em ressonância permanente".
Sem comparações a Amália, trazendo Amália na voz. Com Frank Sinatra e Tom Jobim como referência, “Mariza canta Amália”, hoje editado, propõe-se à intemporalidade. Num registo mais orquestral, com arranjos do maestro e compositor brasileiro Jaques Morelenbaum, o disco chega “na altura ideal” e para q
Um ano após Rosalia fazer história como a primeira artista individual feminina em 13 anos a ganhar o prémio máximo nos Grammy Latinos, Natalia Lafourcade seguiu-lhe os passos com uma grande vitória neste ano.
O filme-concerto “Sol Posto”, realizado por Ricardo Oliveira, que integra três atuações dos Capitão Fausto gravadas ao vivo e em exclusivo para o filme, é exibido hoje, em 70 salas de cinema portuguesas.
A sétima edição do festival Porto/Post/Doc arranca hoje, no Porto, com um total de 69 filmes em exibição, até dia 29 de novembro, além de um passe 'online' que permite assistir a 58 das obras selecionadas.
O escritor Douglas Stuart venceu o prémio literário Booker deste ano, com a obra “Shuggie Bain”, e é o segundo escritor da Escócia a conquistar o galardão, anunciou hoje a organização.
Mesmo com as restrições de circulação em vigor, continua a haver eventos a que pode ir, quer sejam a partir de casa ou respeitando os horários impostos. O SAPO24 ajuda a descobrir a que atividades pode ir nos próximos sete dias.
O martírio de cinco frades franciscanos em Marrocos, há 800 anos, é o pretexto para uma exposição, que evoca a convivência das culturas cristã e islâmica, a inaugurar hoje, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.
A 11.ª edição do Utopia, Festival de Cinema Português no Reino Unido, começa no sábado, aproveitando as limitações criadas pela pandemia de covid-19 para se expandir mundialmente, disponibilizando todas as sessões gratuitamente pela Internet.
O ator e realizador luso-guineense Welket Bungué foi distinguido no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo pela prestação no filme "Berlin Alexanderplatz", foi hoje anunciado.
Os músicos Camané e Mário Laginha, a cantora Maria Mendes e a produtora portuguesa RedMojo estão nomeados para os prémios mais importantes da música latina. Os Grammy Latinos 2020 são hoje entregues em Miami, nos Estados Unidos, numa cerimónia sem público e que prestará homenagem aos profissionais d
Hoje conhece-se o vencedor ou vencedora do Prémio Booker 2020, que será inédito já que os seis finalistas estão nomeados pela primeira vez para este galardão.
O espaço Maus Hábitos, no Porto, recebe, a partir de sexta-feira, a exposição "Contrato Natural", que junta seis artistas residentes em Portugal, para refletir sobre o "extrativismo" e a relação humana com a natureza.
O ilustrador Bernardo P. Carvalho venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2019 com o livro “Hei, Big Bang! (Ninguém disse que era fácil)”, revelou hoje o Ministério da Cultura.
Nuno Cardoso coloca no palco um bordel e encontra nele os palhacitos, os mentirosos e as máscaras que em 2020 se põem como sorvedouros do poder e das esperanças alheias. Afinal, basta fingir ser bispo para ser bispo: chega fingir ter a solução para ser a solução.
Os concorrentes da 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio de 2021 nos Países Baixos, vão gravar as atuações nos seus países, de modo a garantir que o concurso acontece, caso estejam impedidos de viajar.
O festival de cinema Porto/Post/Doc, a decorrer entre sábado e 29 de novembro, reflete sobre uma "ideia de polis um pouco assombrada", sob o lema "A Cidade do Depois", num ciclo específico e no Fórum do Real.
Se achas que já viste tudo o que havia para ver, então tens mesmo de ler esta newsletter até ao fim. Hoje falo-te de uma série que tem tudo para ser mais um cliché de adolescentes mas que também tem vários pontos especiais, um documentário baseado num crime real que envolve o jet set da Argentina e
Uma exposição com obras que percorrem trinta anos de "sede de experimentação", da artista Cristina Ataíde, cruzando desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo, abre ao público a 25 de novembro, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.