O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que a melhoria da perspetiva do 'rating' de Portugal pela agência Fitch é "mais um reconhecimento do enorme esforço" feito na economia e nas contas públicas.
As Finanças disseram hoje que a decisão da Fitch de melhorar a perspetiva do ‘rating’ de Portugal vem no seguimento de indicadores favoráveis da economia e contas públicas e acredita que Portugal sairá de 'lixo' mais rapidamente do que esperado.
A agência de notação financeira Fitch reviu hoje a perspetiva da dívida pública portuguesa de estável para positiva e manteve a nota em BB+, conforme comunicado divulgado ao princípio da noite em Portugal.
A Amazon vai comprar a Whole Foods Market, empresa que detém a cadeia de supermercados de alimentação orgânica Whole Foods. O negócio será feito por 13,7 mil milhões de dólares, o equivalente a 42 dólares por ação. Face ao valor de fecho ontem no mercado bolsista, a Amazon irá pagar um prémio de 27%
O ministro das Finanças admitiu ter uma "expetativa positiva" quanto à reavaliação do 'rating' de Portugal a ser feita hoje pela Fitch, no dia em que o Ecofin confirmou a saída do país do Procedimento por Défice Excessivo (PDE).
O ministro das Finanças saudou hoje a formalização da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), confirmada no Conselho Ecofin realizado no Luxemburgo, afirmando estar certo de que “todos os portugueses hoje estão mais orgulhosos” do país.
O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis mostrou-se hoje satisfeito com a decisão do Ecofin de encerrar o Procedimento por Défice Excessivo (PDE) de Portugal mas alertou que é preciso "continuar o trabalho árduo".
O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) formalizou hoje, no Luxemburgo, o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) aplicado a Portugal desde 2009, na sequência da recomendação da Comissão Europeia no mês passado.
O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) deverá formalizar hoje, numa reunião no Luxemburgo, a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), recomendada pela Comissão Europeia no mês passado.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que a zona euro está a recuperar, mas alerta para a necessidade de reformas em “todos os países”, e sugere a Portugal que aproveite este contexto para fazer aumentar a sua ‘almofada’ financeira.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, que voltou hoje a ser chamado de “Ronaldo” pelo seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, durante uma reunião do Eurogrupo, comentou que o sucesso no cumprimento das metas pelo país “muda tudo”.
O acordo hoje alcançado na reunião do Eurogrupo no Luxemburgo sobre a Grécia é um “avanço muito importante” e uma “boa notícia para a construção da área do euro”, considerou o ministro das Finanças, Mário Centeno.
Os ministros das Finanças da zona euro chegaram hoje a acordo, no Luxemburgo, sobre o desembolso da terceira tranche do empréstimo à Grécia, no montante de 8,5 mil milhões de euros, anunciou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, declarou hoje que acolheria "de braços abertos" o Reino Unido na União Europeia, se Londres recuasse na sua decisão de a abandonar.
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, considerou hoje que a intenção de Portugal de pagar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstra que o programa de assistência português “é uma história de sucesso”.
Portugal poupou cerca de 1,3 mil milhões de euros em pagamentos de serviço de dívida, em 2016, comparativamente às taxas de juro que teria de pagar para se financiar nos mercados, segundo estimativas do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).
O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) considera que a redução do saldo elevado da dívida pública é um "desafio" e aconselha também as autoridades portuguesas a enfrentarem o problema do crédito malparado nos balanços dos bancos.
Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se esta quinta-feira no Luxemburgo em busca de um acordo sobre a conclusão da segunda revisão do programa de assistência à Grécia, mas sem decisões sobre alívio da dívida, como pretendia Atenas.
O desemprego no conjunto dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve-se nos 5,9% em abril, com Portugal no quarto lugar na lista dos países com mais desemprego.
A produção industrial aumentou, em abril e face a março, 0,5% na zona euro e 0,2% na União Europeia (UE), com Portugal a registar a terceira maior subida (2,0%) em cadeia, segundo o Eurostat.
A taxa de emprego aumentou, no primeiro trimestre e face ao homólogo, 1,5% na zona euro e 1,4% na União Europeia, com Portugal a registar a quarta maior subida (3,3%) entre os Estados-membros, divulga o Eurostat.
A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) anunciou hoje que graças ao aumento da procura de petróleo em 2,1% este ano, o mercado encaminha-se para "o reequilíbrio" na segunda metade deste ano.
Cerca de 1.000 clientes lesados do papel comercial vendido pelo BES poderão não beneficiar na totalidade do mecanismo encontrado para os compensar pelas perdas sofridas, recebendo apenas a primeira parte da indemnização, segundo fontes ligadas a este processo.