Dez dias a preto e branco, entre a tristeza e a esperança, com muitos desafios pelo meio. Uma morte, a eleição de um Papa, as greves da CP e uma mão cheia de políticos sem visão.
Em pleno século XXI, numa era em que tudo acontece à velocidade de um clique, continua a ser impressionante como algo tão simples como fumo preto ou branco consegue parar o mundo e concentrar os olhares de todos.
Por ocasião do recente falecimento do engenheiro João Cravinho, para quem estivesse atento, notaria que a sequência da sua biografia política tinha buracos. Como a personalidade era longeva, foram vividos 88 anos e percorreram-se épocas. Como foi sempre, a partir da juventude, alguém que se envolveu
Há uns meses, escrevi sobre a necessidade de termos um kit de emergência: água potável, pilhas, rádio a pilhas, comida enlatada, comida para os animais, medicamentos. Muitas pessoas consideraram um exagero. E agora? O que pensarão?
O apagão de ontem pode ter sido um contratempo técnico. Mas para os homens sobreviventes de violência sexual, pode ter representado muito mais do que isso. Pode ter sido um momento em que a sensação de segurança e controlo, já profundamente abalada, se esfumou por completo e os deixou em crise.
Na maior religião do mundo (com 1.329 mil milhões de fiéis) não é fácil manter as tradições essenciais e fazer as modificações necessárias com a evolução do tempo
A pistola está sobre a mesa apontada ao Irão mas Trump não está a deixar (é o que repetem fontes que costumam ser fiáveis, reportadas pelo The New York Times) Netanyahu premir o gatilho.
Os sinos da Igreja paroquial de Vila de Punhe soam. O calendário litúrgico marca a Segunda-feira da Oitava da Páscoa. É a Páscoa do Senhor, Ele ressuscitou e vive para sempre.
Estamos quase a meio de 2025. Vivemos a era da velocidade: rolamos feeds, duplicamos conteúdos e geramos textos em segundos. O ChatGPT escreve discursos, ementas, e-mails profissionais e tudo o que quisermos. O Midjourney desenha capas de livros que nunca foram lidos. Tudo tão eficiente, tão marav
Francisco definiu a igreja como um hospital de campanha, aberta a todos, sem restrições, sem preconceitos. A igreja como espaço de cura, de vida. De diálogo e companhia.
Lembramo-nos todos da péssima reputação da Sérvia pelo seu papel na chamada Guerra do Kosovo. Hoje, com a imagem melhorada, está prestes a entrar para a UE, mas a situação política caótica pode atrasar tudo.
É tão assustador quanto isto. O jovem que morreu a tentar ajudar uma rapariga, estava apenas a ser correto. Em Braga, este jovem alertou para o facto de um grupo estar a alterar bebidas. Acabou esfaqueado pelo mesmo grupo de homens. Tinha 19 anos.
O défice de ferro, também conhecido por ferropénia, é a principal causa de anemia nos países desenvolvidos. Em Portugal, estima-se que a prevalência da ferropénia seja de 31,9% (considerando um valor de ferritina inferior a 30 ng/mL), sendo maior nas mulheres (37,9%) do que nos homens (25,1%)
É um pássaro? É um avião? Não! São três ex-deputados do Bloco de Esquerda de 1999 que foram reciclados para tentar evitar que Mariana Mortágua caia antes do previsto.
Por vontade de Donald Trump, a partir de segunda-feira as taxas alfandegárias mundiais vão subir. Os economistas não conseguem explicar uma legislação em que todos os países perdem.
Sempre fui crítico da proliferação de publicidade no espaço público, que surge um pouco por todo o lado, com particular incidência nas zonas urbanas. E continuarei a sê-lo. Entendo-a como invasora e agressiva. Um tremendo desperdício de recursos e geradora de poluição visual. Dificulta a fruição e f
Três ditos influencers violam e filmam uma fã (uma adolescente) num acto colectivo que lhes valeu, em tribunal, uma ida para casa, com acesso às redes sociais, enquanto aguardam julgamento. Milhares de visualizações do vídeo da violação circularam pelo ciber espaço e nenhuma alminha teve a decência
A extorsão sexual de homens e rapazes tem vindo a aumentar. No entanto, estes crimes nem sempre são denunciados. O isolamento sentido pelas vítimas, os estereótipos de género e o medo do julgamento social são entraves à denúncia e à procura de apoio.