Uma entrevista de emprego atribulada
Quando Mário Centeno anunciou a sua demissão do Governo, deixando a pasta das Finanças ao fim de 1664 dias para um dos seus delfins, João Leão, pairava no ar a dúvida se o (agora) ex-governante materializaria os rumores que o apontavam ao posto de governador do Banco de Portugal.
Como a comunicação política exige, tanto Centeno como o Governo foram alimentado essa possibilidade, até que, a 25 de junho, ela se tornou uma certeza. Foi nesse dia que António Costa escreveu oficialmente ao presidente da Assembleia da República a comunicar a proposta de fazer o ex-ministro suceder a Carlos Costa.
Uma nomeação como esta, porém, não é imediata: para que o nome proposto transite para o cargo, é necessário que antes haja uma audição ao candidato na Assembleia da República, embora esta não seja vinculativa. De caráter obrigatório, essa espécie de “entrevista de emprego” onde o candidato já foi escolhido decorreu hoje, na Comissão de Orçamento e Finanças.
Ao deslocar-se a São Bento, Centeno já sabia à partida que não colher grande simpatia neste seu novo desafio. Afinal de contas, o ex-ministro não colhe apoio de nenhum dos partidos, à exceção do PS, que o acusam de ter “desertado” do seu posto em plena crise pandémica. E, para além disso, a sua condução tem sido vista como forma de promiscuidade política, especialmente tendo em conta que foi Mário Centeno quem nomeou os membros do atual Conselho de Auditoria do Banco de Portugal e que a sua nomeação não teve de ser discutida no Parlamento.
Por isso mesmo, houve ativamente tentativas de impedi-lo de ir para o Banco de Portugal. Recordemos a cronologia:
- A 9 de junho, foi aprovado na Assembleia da República, na generalidade, um projeto do PAN que estabelecia um período de nojo de cinco anos entre o exercício de funções governativas na área das Finanças e o desempenho do cargo de governador.
- No dia 17, porém, a esquerda parlamentar (PCP e BE, sendo já sabido que PS era contra) demarcou-se da intenção do PAN, considerando que a verdadeira incompatibilidade é entre o setor público e privado e alertando para o caráter repentino da proposta legislativa.
- A 25 do mesmo mês, o Parlamento suspendeu por quatro semanas a apreciação na especialidade do projeto do PAN até chegar o parecer pedido ao Banco Central Europeu (BCE), no mesmo dia em que o executivo comunicou oficialmente a sua escolha.
- O CDS-PP, ainda assim, tentou que a audição marcada para hoje fosse adiada para quando o parecer regressasse do BCE. O requerimento dos centistas, porém, esbarrou nos votos contra do PS e na abstenção do PSD, BE e PCP.
Perante a hostilidade direcionada à sua pessoa, Centeno, porém, não se acanhou durante o embate de hoje. Entre críticas implícitas ao anterior governador — “o Banco de Portugal deve voltar a ser uma instituição de referência em Portugal e na Europa” — e a defesa do seu trabalho enquanto ministro das Finanças, o ex-governante rejeitou as acusações de conflito de interesses que já era esperado receber,
"Se eu usasse o seu raciocínio não conseguia encontrar emprego em Portugal nas próximas décadas", respondeu Centeno a Duarte Pacheco, do PSD.
Hoje ficou, ainda assim, mais do que nunca sinalizado de que quase nenhum dos partidos o quer no Banco de Portugal. Nas rondas de pergunta a que foi sujeito, os vários integrantes da comissão expressaram o seu desagrado. Houve um, porém, que não se ficou apenas pelas palavras.
De forma impedir a ida de Centeno para o cargo, pelo menos até que o parecer regresse do Banco Central Europeu, João Cotrim Figueiredo, Presidente e deputado único da Iniciativa Liberal, anunciou que ia interpor uma providência cautelar.
"Pelo respeito pleno que temos pela separação de poderes num Estado de direito e dada a insatisfação que a Iniciativa Liberal tem pelo processo legislativo aqui na Assembleia, iremos interpor uma providência cautelar para que esta nomeação não ocorra antes de concluído o processo legislativo", afirmou Cotrim Figueiredo, na audição do ex-ministro das Finanças a propósito da sua indigitação pelo Governo para governador do Banco de Portugal.
Em declarações aos jornalistas, João Cotrim Figueiredo disse que a fundamentação jurídica da providência cautelar é o facto de os requisitos de independência, idoneidade e ausência de conflitos de interesse não terem sido suficientemente verificados face ao ex-ministro das Finanças.
Resta saber qual é o seguimento desta iniciativa judicial, sendo que, para já, Centeno também não podia aceitar o cargo, já que ainda é presidente do Eurogrupo, mandato que termina no dia 13. Por essa razão, Carlos Costa, vai manter-se no cargo até que todas as indefinições cessem.
Há 10 anos no posto, o atual governador do BdP passou por um mandato intenso e polémico, com a ‘troika’, as quedas do BES e do Banif e severas críticas de vários quadrantes políticos. Para quem passou por todo isto, são só mais alguns dias antes de passar o testemunho.
- 21:46
- O primeiro-ministro, António Costa, advertiu hoje que ninguém pode "afrouxar" nas medidas de proteção contra a pandemia da covid-19, e considerou essencial que haja "persistência" na aplicação das medidas e "paciência" em relação aos resultados.
-
- 21:32
-
Ministro pediu esclarecimentos à Nova SBE sobre liberdade de expressão
O Ministro do Ensino Superior defendeu hoje que a autonomia das instituições “tem limites face à liberdade de expressão”, anunciando que pediu esclarecimentos a responsáveis da Nova SBE sobre o alegado caso de controlo de artigos de opinião de docentes.
-
- 21:22
-
Kanye West rejeita apoio a Trump e revela que já teve covid-19
O 'rapper' norte-americano Kanye West, que anunciou recentemente a candidatura a Presidente dos Estados Unidos, disse hoje que não apoia o chefe de Estado, o republicano Donald Trump, e que já esteve infetado com o novo coronavírus em fevereiro.
-
- 21:06
-
Santos Silva acusa países europeus de "descoordenação” nas restrições às viagens
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje que a multiplicação de anúncios de restrições a viagens “só mostra que campeia a descoordenação” e apelou para uma coordenação de medidas “que realmente permitem combater” a pandemia.
-
- 21:02
-
Costa nega que reuniões no Infarmed tenham acabado
O primeiro-ministro afirmou hoje que as reuniões com epidemiologistas no Infarmed, em Lisboa, vão continuar, mas não foi marcada a seguinte porque a situação pandémica no país está estabilizada e não há informação relevante nova para partilhar.
-
- 19:57
-
"Estou extremamente feliz por retornar à Fórmula 1". Fernando Alonso confirma regresso à modalidade pela Renault
A escuderia Renault anunciou hoje o regresso do piloto Fernando Alonso à Fórmula 1, com o espanhol, que abandonou a modalidade em 2018, a assinar um contrato de dois anos com mais um de opção.
-
- 19:29
-
Covid-19: Finlândia reabre fronteiras a 17 Estados europeus, Portugal excluído da lista
A Finlândia anunciou hoje a reabertura de fronteiras para turismo a 17 Estados europeus com baixas taxas de infeção por covid-19, excluindo dessa lista países como Portugal, Espanha, França ou Luxemburgo.
-
- 16:24
-
Morreu o ator Armando Venâncio, rosto da TV e pioneiro do teatro independente
O ator Armando Venâncio, pioneiro do teatro independente em Portugal, conhecido sobretudo pelo trabalho em televisão, morreu na terça-feira, em Lisboa, aos 94 anos, disse hoje à Lusa a Casa do Artista
-
- 14:55
-
Covid-19: Escola Nacional de Saúde Pública critica exclusão de Portugal dos corredores turísticos
A exclusão de Portugal da lista de corredores turísticos seguros para o Reino Unido é errada e assenta numa análise científica pouco rigorosa, defendem especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) no barómetro covid-19 hoje divulgado.
-
- 14:41
-
Covid-19: Número de infetados volta a disparar. São mais 443 novos casos nas últimas 24 horas
Portugal regista hoje mais dois óbitos por covid-19, em relação a terça-feira, e mais 443 casos de infeção confirmados, dos quais 327 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:46
-
Pais dos jovens que morreram no Meco apresentam ações contra Estado e Van Dunem
Os pais dos jovens que morreram na praia do Meco, em 2013, vão interpor uma ação por denegação de justiça contra o procurador coordenador de Almada e contra Francisca Van Dunem, procuradora distrital de Lisboa à data dos factos.
-
- 13:45
-
Morreu um dos militares da GNR feridos em acidente na A1, na terça-feira
Um dos dois militares da GNR feridos com gravidade numa colisão entre um automóvel e um carro-patrulha na Autoestrada 1 (A1), na terça-feira, morreu hoje, informou à agência Lusa o Destacamento de Trânsito de Santarém.
-
- 13:27
-
Covid-19: Primeiro estudo serológico concluído no final de julho
O Presidente da República anunciou hoje que o primeiro estudo serológico sobre a imunidade da população portuguesa em relação ao novo coronavírus "estará pronto no final de julho".
-
- 12:57
-
Covid-19: Marcelo afasta a ideia de que Portugal esteja numa segunda vaga e reforça que os comboios não são a origem dos surtos
O presidente da República disse hoje, após a reunião com o Infarmed, em Lisboa, que não há ligação entre os surtos de covid-19 e o transporte ferroviário. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou também que o país não está a viver uma segunda vaga da doença, mas ainda os efeitos da primeira onda da pandemia.
-
- 12:46
-
Morreu João Araújo, advogado de Sócrates no processo da Operação Marquês
O advogado João Araújo, um dos defensores do ex-primeiro-ministro José Sócrates no processo Operação Marquês, morreu na última noite, em Lisboa, vítima de cancro, confirmou à agência Lusa fonte ligada à família.
-
- 12:37
-
Governo admite que as perdas no setor turístico podem ser superiores a 50%
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou hoje que as perdas para o setor turístico, devido à pandemia da covid-19, podem ser superiores a 50%, acrescentando ter esperança de que no próximo ano o setor possa recuperar.
-
- 12:27
-
Iniciativa Liberal anuncia providência cautelar contra a nomeação de Centeno para o Banco de Portugal
O deputado único da Iniciativa Liberal (IL) disse hoje que irá colocar uma providência cautelar para que seja impedida a nomeação de Centeno como governador do Banco de Portugal antes da conclusão do processo legislativo parlamentar sobre o tema.
-
- 12:13
-
Covid-19: Número de mortes em Reguengos de Monsaraz sobe para 15
A morte de um idoso de 73 anos, utente do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora), elevou para 15 o número de óbitos relacionados com o surto de covid-19 existente neste concelho, revelou hoje a câmara.
-
- 11:43
-
Portugal tem de devolver 8,7 milhões de euros de fundos agrícolas a Bruxelas
Portugal vai ter de devolver 8,7 milhões de euros de ajudas dadas a agricultores entre 2014 e 2016 por incumprimento de regras da condicionalidade, segundo um acórdão hoje proferido pelo Tribunal Geral da União Europeia (UE).
-
- 11:32
-
Não há médicos e enfermeiros suficientes na medicina intensiva. Faltam camas e os equipamentos são obsoletos
A Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina intensiva diz ser "imperioso" contratar médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, para combater a grave escassez de recursos humanos nos serviços de medicina intensiva no país. Também denuncia a falta de camas e o facto de os equi
-
- 11:22
-
Segurança Social já pagou 992 milhões de euros em apoios excecionais. 25% da população ativa do privado está em 'lay-off' simplificado
A Segurança Social pagou até agora 992 milhões de euros em apoios excecionais de resposta à covid-19, que abrangem neste momento 1,3 milhões de pessoas e 108 mil empresas, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Já o número de trabalhadores em ‘lay-off’ simplificado é de
-
- 10:43
-
Covid-19: Mais quatro casos positivos determinam encerramento da Câmara de Paços de Ferreira. Presidente também está infetado
A Câmara de Paços de Ferreira anunciou hoje que foram detetados mais quatro casos de covid-19 entre colaboradores da autarquia, o que levou a autoridade de saúde a encerrar ao público os Paços do Concelho. O número de casos na autarquia sobre assim para cinco — um deles é o próprio presidente da câm
-
- 10:31
-
Banco de Portugal. "Se eu usasse o seu raciocínio não conseguia encontrar emprego em Portugal nas próximas décadas". Mário Centeno foi ouvido no Parlamento
Mário Centeno disse hoje, no parlamento, que o Banco de Portugal deve voltar a ser uma instituição de referência e não se pode fechar numa torre de marfim, nem caracterizar a sua ação "pelo antagonismo ou isolacionismo".
-
- 09:58
-
NOS Alive anuncia confirmações para 2021 com Red Hot Chili Peppers à cabeça
O NOS Alive, que se realiza entre 7 e 10 de julho de 2021 no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, vai contar com Red Hot Chili Peppers, Angel Olsen e Moses Sumney no cartaz, anunciou hoje a organização.
-