'Check' nos 70% com a primeira dose, mas sem imunidade de grupo
Hoje foi anunciado que Portugal atingiu o objetivo europeu: 70% da população portuguesa já se encontra vacinada contra a covid-19 com a primeira dose da vacina – marca que foi alcançada alguns dias antes do previsto. Além disso, neste momento, 60,5% da população tem vacinação completa. No entanto, como já referido anteriormente, mesmo com 70% da população vacinada esta não é a meta para a imunidade de grupo. No combate à pandemia, para já, há apenas uma meta concreta no horizonte: vacinar o maior número possível de pessoas, o mais rápido possível.
Foi António Lacerda Sales, secretário de Estado adjunto e da Saúde, após uma visita ao serviço de Medicina Intensiva do hospital da Guarda, em declarações aos jornalistas, que destacou o feito: "Atingimos hoje, em Portugal Continental, 70% da população vacinada com primeiras doses e 60,5% da população com segundas doses. Este é um motivo de enorme esperança e confiança no futuro. Acima de tudo quer agradecer hoje a povo português a sua maturidade cívica, pela forma como encara a sua proteção e proteção dos outros também".
Fala-se de esperança para o país e, de acordo com o mais recente relatório das linhas vermelhas da pandemia, da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a pressão sobre as unidades hospitalares, a incidência, a transmissibilidade e até a positividade voltaram a verificar uma tendência decrescente, apesar de uma atividade epidémica intensa. No entanto, há uma tendência que parece crescente, a da mortalidade, que subiu para 16,4 óbitos por milhão de habitantes e deverá manter-se elevada nos próximos dias.
Para já, mesmo com os surtos nos lares, não são esperados números semelhantes aos dos surtos de fevereiro. Estes, porém, acentuam também a necessidade de vacinar todos e alguns especialistas referem que se poderá até, num futuro próximo, equacionar a possibilidade de administrar uma terceira dose a grupos de risco, principalmente aos que se encontram em lares. No entanto, a ‘task force’ e o Governo não ponderam para já essa hipótese, justificando que não há evidência científica que comprove tal necessidade.
O coordenador da ‘task force’, vice-almirante Gouveia e Melo, que hoje falou aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid-19 de Évora, afastou a possibilidade de uma terceira dose da vacina em idosos nos lares: “Não há evidência científica, neste momento, para dizer que a terceira dose é necessária. E, enquanto não houver evidência científica, não devemos começar a criar uma imagem que vem aí qualquer coisa e temos que ir já para uma terceira dose”.
Também Lacerda Sales reiterou as informações já transmitidas pelo vice-almirante, de que "essa hipótese ainda não está sobre a mesa", acrescentando que "não devemos por isso abrir expectativas" e que é necessária "robustez científica e dados devidamente consolidados”.
Porém, em países como França e Alemanha, a vacinação com terceiras doses vai avançar em setembro, mesmo depois do apelo da OMS para que doassem as vacinas a países mais pobres, por forma a evitar que o vírus circule noutros países, podendo promover o aparecimento e propagação de novas variantes. Por sua vez, Israel já começou uma campanha de reforço da terceira dose para pessoas com 60 anos ou mais.
Questionado sobre a hipótese de se realizarem testes à imunidade nos lares, Gouveia e Melo, recorrendo ao que disse ter ouvido “dos técnicos de saúde”, explicou que “a medida de anticorpos pode não ser suficiente para nós percebermos se estamos ou não protegidos contra o vírus, porque nas células T há memória do vírus e as células T em presença do vírus criam anticorpos”. Por isso, salientou ainda, se forem medidos os anticorpos a uma pessoa que “não teve contacto com o vírus recentemente”, esta “pode ter os anticorpos a zero”, mas isso “não significa que não tenha defesa para o vírus”. O coordenador da ‘task force’ mencionou também “estudos” sobre as células T que indicam que a imunidade “fica adquirida por um longo período, se não para a vida toda”.
Também no que diz respeito à eventual necessidade de "testes de imunidade", devido aos recentes surtos verificados em lares, Lacerda Sales reforçou que "há vários tipos de imunidade e que a imunidade também tem memória, nomeadamente a linfócitos T e que, portanto, os testes serológicos, só por si, e existência de anticorpos pode não significar que a pessoa tem [ou não] imunidade. A pessoa pode não apresentar anticorpos por via dos testes serológicos e pode ter essa imunidade de memória".
Lacerda Sales abordou ainda a questão da vacinação, ou não, dos jovens entre os 12 e os 15 anos e disse que, se for o caso, o Governo estará preparado para avançar: “Estamos preparados para poder vacinar as crianças dos 12 aos 15 anos, saudáveis, se for essa a decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda antes do arranque do ano letivo”.
Também Gouveia e Melo fez referência à vacinação nesta faixa etária e alertou que o tempo está a esgotar-se. “O processo está planeado para um futuro próximo em termos logísticos, nós estamos a dar tempo é para que os profissionais de saúde cheguem a esse consenso. Claro que esse tempo se está a esgotar e pode ser crítico que esse cuidado – que é importante para todos nós – pode ser entendido como uma ‘não recomendação’ e não é uma ‘não recomendação’, é só um cuidado para se ter a certeza de qual o melhor caminho a seguir”.
Um caminho possível poderá ser a vacinação de jovens saudáveis dos 12-15 anos com apenas uma dose — pelo menos é o que sugere um parecer enviado à comissão técnica de vacinação por parte da pediatra Maria do Céu Machado, que também é membro consultivo da própria comissão, que salienta que a primeira dose terá um efeito imunológico superior a outros grupos etários.
Dúvidas à parte, há algumas certezas: mantém-se a imposição de travar o avanço do vírus e, além da vacinação, o importante é que se mantenha a utilização de máscara, o distanciamento social e outras medidas de proteção, até recomendação em contrário.
- 22:12
- O campeão nacional Sporting iniciou hoje da melhor maneira a defesa do título, ao receber e vencer o recém-promovido Vizela por 3-0, no jogo de abertura da I Liga de futebol.
-
- 21:22
-
Covid-19: Mortalidade com tendência crescente que poderá manter-se nos próximos dias
O mais recente relatório das linhas vermelhas da pandemia, da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, reporta um aumento dos casos na população com mais de 80 anos e uma tendência crescente na mortalidade, que deverá manter-se nos próximos dias. No entanto, apes
-
- 20:44
-
Covid-19: EMA identifica doença autoimune como um dos possíveis efeitos secundários da vacina da Janssen
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) identificou a trombocitopenia imune como um dos possíveis efeitos secundários da vacina contra a covid-19 da farmacêutica Janssen.
-
- 20:41
-
Costa afirma que Portugal atingiu “marco muito importante” na vacinação
O primeiro-ministro considerou hoje que Portugal atingiu um “marco muito importante” ao alcançar a meta de 70% da população com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, relembrando que a vacinação é “fundamental” para “retomar a normalidade”.
-
- 20:40
-
Líbano: o Jardim do Éden desceu ao Inferno
Beirute era considerada a "Paris do Próximo Oriente", uma cidade luminosa e luxuosa. Agora, esfomeada e descontrolada, parece-se mais com Caracas.
-
- 20:39
-
Dez dias depois Turquia controla incêndio em Antalya que causou sete mortes
As autoridades turcas conseguiram hoje, após 10 dias de combate às chamas, controlar o incêndio em Manavgat, um dos maiores fogos que estão a assolar o sul da Turquia e que provocou sete das oito mortes registadas até agora.
-
- 20:16
-
Ninguém acertou na chave do Euromilhões. Próximo sorteio com jackpot de 94 milhões
Ninguém acertou na chave que valia um primeiro prémio de 84 milhões de euros, esta sexta-feira. Próximo sorteio vai ter em jogo um jackpot de 94 milhões de euros.
-
- 19:57
-
Covid-19: Bancos proibidos de subir juros às famílias com créditos em moratória
O setor bancário está proibido de subir as taxas de juro às famílias em dificuldades nos créditos abrangidos por moratórias bancárias, no âmbito das medidas de apoio aprovadas pelo Governo, foi hoje publicado em Diário da República (DR).
-
- 19:15
-
Levantada prisão domiciliária a Luís Filipe Vieira
O juiz Carlos Alexandre aceitou a segunda proposta da defesa do ex-presidente do Benfica de modo a pagar a caução de três milhões de euros no âmbito da Operação Cartão Vermelho e já assinou o despacho que permite a Vieira sair de casa em liberdade.
-
- 18:56
-
Covid-19: Itália soma 6.599 casos. Espanha regista 21.561 contágios e incidência acumulada continua a descer
A Itália contabilizou 6.599 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e 24 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades italianas, num momento em que a prevalência da variante Delta no país é de quase 70%. Já Espanha registou 21.561 novos casos da doença covid-19 e 75 óbitos
-
- 18:33
-
Seis mulheres da ciência inspiram novos modelos de bonecas Barbie. Quem são elas?
A Mattel revelou seis novos modelos em homenagem às mulheres que trabalham no campo da ciência e explicou que quer "inspirar a próxima geração para que sigam o exemplo destas heroínas". Em Portugal não há nenhuma mulher representada, mas o programa "Meninas na Ciência powered by Barbie" pretende cha
-
- 17:57
-
Dominado fogo que lavrou esta tarde em Loulé
O incêndio que deflagrou hoje à tarde na zona do Carvalhal e Amendoeira, em Loulé (Faro), foi dominado às 19:44 pelos bombeiros, que se encontram a realizar trabalhos de rescaldo, informou à agência Lusa a Proteção Civil.
-
- 16:25
-
A medalha de ouro vai para… o ambiente
Entre reduzir as emissões de carbono, compensar as que emitiram, camas feitas de cartão e medalhas feitas a partir de lixo eletrónico, houve um esforço ecológico nos Jogos Olímpicos de Tóquio — mas terá sido o suficiente? Por cá, a caça à rola foi proibida temporariamente.
-
- 16:24
-
Messi "é uma possibilidade" para o PSG? Pochettino diz que sim
O treinador do Paris Saint-Germain, Maurício Pochettino, admitiu hoje o interesse na contratação do compatriota Lionel Messi e revelou que o futebolista argentino "é uma possibilidade" para o clube parisiense, após ter terminado contrato com o FC Barcelona.
-
- 15:50
-
Covid-19: Portugal já tem 70% da população vacinada com pelo menos uma dose
Portugal atingiu, esta sexta-feira, o objetivo de ter 70% da população no território continental vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose.
-
- 15:38
-
Covid-19: Portugal tem 32 concelhos com incidência acima dos 480 casos. Veja aqui como está o seu
Portugal tem hoje 32 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos oito do que na última sexta-feira.
-
- 14:20
-
Marcelo promulga diploma que modifica regime de estacionamento e aparcamento de autocaravanas
O Presidente da República promulgou hoje o decreto que modifica o regime de estacionamento e aparcamento de autocaravanas, que estabelece que fora das áreas protegidas é permitida a pernoita "por um período máximo de 48 horas no mesmo município".
-
- 14:06
-
Polícia Marítima interrompe festa ilegal em Castro Marim com mais de 300 pessoas
As autoridades interromperam na quinta-feira uma festa ilegal que juntou cerca de 300 pessoas na praia do Cabeço, no concelho de Castro Marim, distrito de Faro, divulgou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
-
- 12:47
-
O Road 2 Web Summit já apoiou mais de 600 startups. Programa para 2021 já abriu e pretende ajudar outras 100
O Road 2 Web Summit (R2WS), programa conjunto da Startup Portugal e da Web Summit destinado a apoiar empresas nacionais, já está a aceitar candidaturas para a edição deste ano. O objetivo passa por apoiar 100 startups, o que inclui não só acesso gratuito a um bootcamp de preparação intensiva como um
-
- 11:07
-
Tuatara, a lagartixa ancestral que tem os espermatozoides mais rápidos do mundo (dos répteis)
Os investigadores da Nova Zelândia que procuram proteger as espécies em risco de um mundo em continuo aquecimento foram surpreendidos por estes répteis ancestrais de movimento lento, únicos na Nova Zelândia, devido ao rápido movimento dos seus espermatozoides.
-
- 10:56
-
Subiram ao pódio pela mesma ordem, mas em Jogos diferentes. Só os anos separam estas fotos
Ryan Crouser, Joe Kovacs e Tomas Walsh. Ouro, prata e bronze, respetivamente, na final do lançamento do peso. Chegaram ao pódio pela mesma ordem, na mesma modalidade, mas em duas edições dos Jogos Olímpicos.
-
- 06:21
-
Acontece em 2022 e é uma ultramaratona de luxo desenhada por equipa de ex-forças especiais
Vai ter lugar na Escócia entre 25 e 29 de abril de 2022 e é apresentada como “a primeira ultramaratona premium no mundo”. Foi desenhada por uma equipa que ex-membros das Forças Especiais e contempla uma preparação alargada ao nível físico, mental e nutricional, que começa já em outubro de 2021.
-
- 05:59
-
CNN despede três funcionários que foram trabalhar sem estarem vacinados
Três funcionários da CNN foram despedidos por terem ido trabalhar sem terem recebido a vacina contra a covid-19, revelou o responsável máximo da rede de televisão numa declaração interna da empresa divulgada quinta-feira.
-
- 05:58
-
Candidaturas ao ensino superior abrem hoje com mais de 52 mil vagas
A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arranca hoje com mais de 52 mil vagas disponíveis em cerca dez mil cursos.
-