Os peritos falaram, falta o Governo decidir: o futuro pode passar por quatro novos níveis de desconfinamento
Perto de dois meses depois da última congregação, peritos, políticos e governantes reuniram-se no auditório do Infarmed, em Lisboa, para que os primeiros indicassem aos segundos e terceiros a que ponto estamos na pandemia e como devemos proceder doravante.
Do manancial de informações reveladas ao longo de mais de duas horas, constam dados que apontam para a elevada efetividade das vacinas mRNA na proteção dos idosos, informações que apontam para uma tendência de controlo (ligeira ainda) da incidência e inquéritos sobre o comportamento dos portugueses perante a pandemia — pode ler sobre tudo isso aqui.
Mas mais do que diagnosticar o presente, esta reunião revestiu-se de importância para preparar o futuro. Entre os planos mais passíveis de mudar as nossas vidas, destacam-se:
- A previsão do vice-almirante Gouveia e Melo de iniciar a vacinação dos adolescentes, dos 16 aos 17 anos, a partir de 14 de agosto, sendo que a dos 12 aos 15 anos começará nos dois fins-de-semana seguintes, caso a Direção-Geral da Saúde assim o decida e permita;
- A sugestão de mudar a matriz de risco: a proposta passa por incluir indicadores como a gravidade clínica, a mortalidade e a cobertura vacinal e atualizar o limiar de incidência na avaliação de risco da covid-19 para 480 casos por 100 mil habitantes — está, até à data, nos 240 casos em concelhos de alta densidade; foi ainda indicado um novo limite de ocupação em unidades de cuidados intensivos (UCI) de 255 camas — está nas 245 camas;
- A proposta de um novo modelo de desconfinamento de quatro níveis, cujo avanço irá depender da taxa de vacinação. Portugal, por já ter 52% da população vacinada, encontra-se no nível 1, de acordo com o esquema partilhado.
Quanto a esta última proposta, é a que garantidamente promete mexer com os próximos meses, sendo mesmo preciso um guia para viajar por todas as medidas que compõem estes quatro níveis, sendo que haverá sempre três princípios de base a norteá-los: deverá sempre haver ventilação e climatização adequadas, a apresentação dos certificados digitais deverá passar a ser uma realidade rotineira e será preciso manter capacidade de autoavaliação de risco.
Além disso, há quatro regras gerais a manter por defeito entre o nível 1 e o nível 3, sendo estas:
- O cumprimento do distanciamento físico, com definição de quantas pessoas devem estar por metro quadrado;
- A promoção para que quaisquer atividades sejam realizadas, sempre que possível, remotamente ou em ambiente exterior;
- A utilização obrigatória de máscara em espaços fechados ou em eventos públicos;
- Evitar situações não controladas de aglomeração de pessoas.
Posto isto, estes são os quatro níveis propostos pelos peritos:
Nível 1 — Atingido entre os 50% e os 60% de população vacinada:
- Nos restaurantes e bares deverão estar sentadas um máximo de seis pessoas por mesa num espaço interior, sendo que na esplanada — o espaço preferível — o limite aumenta para 10 pessoas na mesma mesa. Deverão também acabar os limites horários;
- Nos grandes eventos exteriores com espaço delimitado, devem manter-se os circuitos de circulação e as pessoas devem ser colocadas em espaços definidos;
- Deve evitar-se que haja grandes eventos exteriores onde não seja possível controlar espaços limite;
- Já nos eventos de grandes dimensões em espaços interiores — o que inclui casamentos e batizados — a capacidade máxima dos espaços deve situar-se nos 50%;
- A prática desportiva pode ocorrer com normalidade tanto no interior como no exterior, mas é pedido que ocorram ao ar livre;
- No que toca à circulação ao ar livre, pede-se que se mantenha distanciamento e utilização de máscara;
- Eventos familiares podem decorrer sem restrições, mantendo-se as regras gerais;
- O comércio pode funcionar normalmente, mantendo-se as regras gerais, o que inclui a atividade de centros comerciais;
- As atividades nas escolas decorrem com normalidade, mantendo-se as regras gerais;
- No trabalho, é pedido que se mantenha o teletrabalho e o desfasamento de horários de atividade, mas as restrições circunscrevem-se ao respeito das regras gerais;
- Na praia e parques de campismo, a máscara deverá ser obrigatória apenas em espaços comuns ou quando haja aglomerações entre pessoas que não pertencem ao mesmo agregado familiar.
Nível 2 — Atingido entre os 60% e os 70% de população vacinada:
- Nos restaurantes e bares, o limite de pessoas sentadas na esplanada aumenta para 15 pessoas na mesma mesa;
- Mantém-se as regras para os eventos no exterior, mas no interior a limitação da lotação do espaço sobe para 75% — o que, novamente, inclui casamentos e batizados;
- Deixa de ser obrigatório usar máscara ao livre desde que garantida a distância de segurança de outras pessoas de 1,5 metros.
Nível 3 — Atingido entre os 70% e os 85% de população vacinada:
- Nos restaurantes e bares, o limite de pessoas sentadas no interior aumenta para 8 pessoas por mesa e deixa de haver limites na esplanada;
- Deixa de haver restrições de lotação para os eventos em espaços interiores e também caem as regras nos espaços exteriores, com a exceção das quatro regras a manter por defeito acima descritas.
Nível 4 — Atingido com mais de 85% de população vacinada:
- São retiradas todas as regras, inclusive as quatro regras a manter por defeito, o que quer dizer que a máscara deixa de ser obrigatória em espaços fechados e deixa de ser recomendado o teletrabalho.
Este rol de medidas, sublinhe-se, não é vinculativo: é apenas uma sugestão. O Governo, porém, já prometeu que vai levar a sério esta proposta. No final da reunião do Infarmed, Marta Temido garantiu que o próximo Conselho de Ministros incidirá na "uniformidade" de medidas e disse que se poderá perspetivar “a forma como o regresso às nossas vidas se torna cada vez mais próximo”.
Resta esperar até quinta.
- 17:31
- A informação foi confirmada esta terça-feira pela Federação Portuguesa de Futebol. O Estádio Municipal de Aveiro vai poder ter 33% da lotação destinada a adeptos do Sporting CP e do SC Braga. O jogo está marcado para dia 31 de julho às 20h45.
-
- 16:13
-
Máscaras e vacinas: conciliar a liberdade com o dever
Os que recusam a vacina, que rejeitam o certificado de vacinação e que não aceitam medidas preventivas como o uso de máscara, estão a roubar liberdade aos outros na comunidade. A liberdade apela à solidariedade.
-
- 16:09
-
"Tenho de me focar na minha saúde mental". Simone Biles assume que abandonou final por equipas devido a questões mentais
Superestrela da ginástica, a norte-americana Simone Biles admitiu que o que a levou a abandonar hoje a final feminina por equipas de Tóquio2020 foram preocupações com a sua "saúde mental". Tinha sido adiantado que a ginasta, tetracampeã olímpica no Rio2016, tinha saído da prova devido a um "problema
-
- 16:00
-
Vaticano: Já começou o julgamento por corrupção do cardeal Angelo Becciu
O tribunal do Estado da Cidade do Vaticano começou hoje a primeira audiência do processo que, pela primeira vez, senta no banco dos réus um cardeal da Santa Sé por delito de corrupção relacionado com investimentos imobiliários.
-
- 15:25
-
Advogado de portugueses suspeitos de violação ameaça com ações contra políticos espanhóis
O advogado dos quatro jovens portugueses suspeitos de violação em Gijón, norte de Espanha, ameaçou hoje apresentar queixas contra as autoridades locais, acusando-as de moverem a população contra os seus clientes.
-
- 14:53
-
"É preciso convencer os que ainda não estão convencidos" com a vacinação. As reações dos partidos à reunião do Infarmed
Quase dois meses depois do último encontro, a sede do Infarmed, em Lisboa, voltou hoje a acolher mais uma reunião entre políticos e peritos.
-
- 14:51
-
COP nega comunicação tardia da infeção de Frederico Morais. Suplente italiano diz que "não é justo" o desperdiçar da "oportunidade de uma vida"
O Comité Olímpico de Portugal (COP) assegurou hoje ter cumprido todos os procedimentos relativos à impossibilidade de Frederico Morais participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, após o suplente Angelo Bonomelli ter acusado o organismo de ter agido tardiamente.
-
- 14:50
-
Comissão de inquérito diz que existiu "tratamento de favor" a grandes devedores após BES
Os deputados da comissão de inquérito ao Novo Banco aprovaram hoje alterações ao relatório que concluem que, mesmo após a resolução do BES, houve tratamento de favor a grandes devedores do banco.
-
- 14:39
-
Pelo menos uma pessoa morreu na explosão num parque industrial na Alemanha
Pelo menos uma pessoa morreu, 16 ficaram feridas e quatro continuam desaparecidas na explosão num parque industrial de empresas químicas na Alemanha, que ocorreu hoje de manhã.
-
- 14:39
-
Primeiro no concurso masculino, agora no feminino. Quase trinta anos depois, a ginástica artística volta a ser da Rússia
Rússia conquistou hoje a medalha de ouro na prova por equipas feminina de ginástica artística em Tóquio2020, um título que escapava há 29 anos e que quebra a hegemonia dos Estados Unidos, desfalcados da superestrela Simone Biles.
-
- 14:18
-
Covid-19: Portugal com mais seis mortes, 2.316 casos e 5.000 recuperados. Há ainda 200 doentes nos cuidados intensivos
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2.316 novas infeções e 6 mortes, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde 17 de março que os doentes nos cuidados intensivos não atingiam o patamar dos 200, estando na altura internadas nestas unidades 205 pessoas.
-
- 13:57
-
Marta Temido sobre a reunião do Infarmed: "Olhámos para o futuro através da lente da vacinação"
Já depois da fase de discussão — fechada ao público — da reunião do Infarmed, a ministra da Saúde, Marta Temido apresentou-se aos jornalistas para sintetizar algumas das conclusões para os temas discutidos durante a manhã.
-
- 12:20
-
Marcos Freitas deu tudo frente ao líder mundial, mas não foi suficiente. Termina em nono no ténis de mesa
O português Marcos Freitas terminou hoje a sua participação no torneio de singulares de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 no nono lugar, depois de ter perdido frente ao líder do ranking mundial, o chinês Fan Zhendong (4-1).
-
- 11:38
-
Recorde este nome: Ana Catarina Monteiro. Pela primeira vez, uma nadadora portuguesa apura-se para as meias-finais mariposa
Ana Catarina Monteiro, 27 anos, conseguiu hoje a qualificação para as meias-finais nos 200 metros mariposa. Ao ser quinta na sua série, terminou a prova em 2:11:45 minutos. Na estreia nos Jogos Olímpicos, a nadadora do Clube Fluvial Vilacondense consegue uma proeza na natação nacional.
-
- 11:22
-
"Vá lá, meu. Isto são os Olímpicos". Atleta marroquino tenta morder orelha do oponente em pleno combate
David Nyika venceu Youness Baalla por 5-0 e foi por pouco que se desviou de um "ataque" inusitado do oponente marroquino que, num "momento à Mike Tyson", tentou trincar-lhe a orelha.
-
- 10:36
-
"Olha, mas não toca". Os atletas olímpicos até receberam preservativos, mas a regra é não usar
Mantendo a tradição, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio encomendaram 160 mil preservativos para distribuir pelos atletas olímpicos, mas a regra é não usar — ou não estivéssemos ainda em plena pandemia de covid-19. O controlo é apertado e as penalizações para quem quebrar as regras são pe
-
- 09:32
-
Será desta? Neemias Queta pode colocar Portugal no 'mapa' das estrelas da NBA
Portugal pode entrar na quinta-feira no ‘mapa’ da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), caso o internacional luso Neemias Queta seja um dos 60 eleitos na 75.ª edição ‘draft’, marcado para Nova Iorque.
-
- 09:08
-
Covid-19: UE atinge meta de 70% de adultos vacinados com a primeira dose da vacina
A União Europeia (UE) atingiu hoje a meta dos 70% de adultos vacinados contra a covid-19, ainda com a primeira dose, em linha com o ambicionado pela Comissão Europeia, que fala num "marco importante" para a luta contra a pandemia.
-
- 08:46
-
Ouro, prata e bronze. Há mais de 80 anos que a Suíça não 'limpava' o pódio
A Suíça conquistou hoje as três medalhas na prova feminina de 'cross country' de ciclismo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, um dia depois de o jovem britânico Thomas Pidcock ter vencido a prova masculina. A portuguesa Raquel Queirós foi 27.ª classificada
-
- 07:18
-
Covid-19: Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos
Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, segundo dados recolhidos pela Ordem dos Médicos, que apontam que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de metade.
-
- 06:46
-
E vão 5. Mais um dia, mais um recorde batido na natação em Tóquio
Os Estados Unidos perderam hoje o cetro nos 100 metros costas, após seis ouros olímpicos consecutivos, para o russo Evgeny Rylov, momentos depois de Kaylee McKeown bater pela quinta vez em Tóquio2020 o recorde olímpico na mesma distância.
-
- 06:37
-
Naomi Osaka eliminada nos 'oitavos' do torneio de ténis. Japonesa acendeu a pira olímpica e era uma das favoritas
A tenista japonesa Naomi Osaka, número dois mundial, caiu hoje nos oitavos de final do torneio de ténis dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder em dois ‘sets’ com a checa Marketa Vondrousova.
-