Tradutor e professor. Autor dos livros Doze Segredos da Língua Portuguesa e A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa. Escreve no blogue Certas Palavras.
Os morcegos metem medo? Não há razão para isso. Surpreenda-se com o que o nosso convidado desta semana nos tem para contar sobre estes mamíferos voadores.
Há conversas que não se resumem: ouvem-se do princípio ao fim. É o caso deste episódio, em que ouvimos falar de doenças raras, neurónios criados a partir de dentes — e fadas.
Falamos de futebol, falamos de equações, falamos de palavrões, falamos de matemática. Cristina Soares e Marco Neves conversam no primeiro episódio do podcast Palavrões da Ciência com Rogério Martins, matemático português, autor do programa Isto É Matemática.
Não sei se já alguma vez o meu caríssimo leitor ouviu falar do mais hilariante livro alguma vez publicado sobre a língua inglesa. Foi escrito por um português.
As palavras que usamos têm histórias riquíssimas. Algumas vieram de muito longe, há muito tempo — e todas, novas e antigas, vão mudando gradualmente com a passagem dos séculos. Neste mês de Dezembro, vamos à procura da origem da palavra «Natal» (com alguns desvios pelo caminho).
O meu pai faz anos e decidi oferecer-lhe uma volta ao mundo. Seria óptimo oferecer-lhe uma viagem mesmo a sério, mas como não é possível, partimos a bordo da palavra «pai».
Se nos transportarmos até à Jerusalém do princípio do primeiro milénio, aterraremos numa cidade que é parte do Império Romano. Que línguas se falariam lá?
Serão as línguas de povos sem escrita mais simples do que as línguas com padrão escrito? É fácil pensar que sim — só que não é o que encontramos na realidade.
Hoje conto a história da portuguesa que não gostava do catalão; do barcelonês que não gostava da Catalunha; do padre que tinha inveja de Portugal; e de uns quantos portugueses que iam perdendo o autocarro…
Façamos uma breve viagem à escrita de outras épocas. Começamos por Eça, passamos por Camões e terminamos em Fernão Lopes. Aproveitamos para falar de tradução.