O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que, no colapso da estrada entre Borba e Vila Viçosa, não há uma evidência da responsabilidade do Estado, salientando que aquela via rodoviária não é desde 2005 da gestão das infraestruturas estatais.
O Presidente da República considerou esta sexta-feira que, após se confirmar o número de vítimas da derrocada da estrada 255 em Borba e se recuperarem os corpos, chegará a fase de apurar factos, eventuais responsabilidades e reparar familiares.
Os mergulhadores envolvidos nas ações subaquáticas na pedreira atingida por deslizamento de terras e colapso de uma estrada, em Borba, enfrentam um trabalho "muito difícil" e "dos piores pesadelos" da atividade, disse esta sexta-feira à Lusa o coordenador Simão Velez.
O abastecimento de água à população de Vila Viçosa (Évora) já se encontra normalizado, depois de ter sido substituída “a parte da conduta que quebrou” devido à derrocada da estrada em Borba, disse esta sexta-feira o vice-presidente da câmara.
Um grupo de investigadores detetou, este ano, em dois levantamentos, a dilatação de fissuras e escorrimento de águas nas pedreiras onde ocorreu o deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba, segundo o historiador Carlos Filipe.
Um dirigente da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) criticou hoje a forma como o Governo anunciou uma inspeção às pedreiras da zona de Borba, onde na segunda-feira uma estrada colapsou.
Uma terceira motobomba está esta sexta-feira a ser instalada para reforçar a drenagem de água da pedreira atingida pelo deslizamento de terras e colapso do troço da estrada entre Borba a Vila Viçosa, segundo fontes da Proteção Civil.
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou na quinta-feira que o acidente de Borba é "bastante grave" e um caso em que o Estado falha e diz que demonstra de certa forma a falência do serviço público.
O comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, afirmou esta quinta-feira que "não tem falhado nada" nas operações de resgate nas pedreiras em Borba, argumentando ser "difícil" o 'teatro de operações'.
Na aldeia de Bencatel, concelho de Vila Viçosa, meio pequeno onde “toda a gente se conhece”, a população “chora” a vítima mortal do acidente de Borba já sepultada, ainda sem nada saber dos desaparecidos da terra.
Os Bombeiros de Borba estão a receber desde segunda-feira mensagens para cedência de material técnico e oferta de produtos alimentares de todo o país e do estrangeiro, na sequência do acidente numa pedreira e do colapso da estrada.
A Marinha vai usar hoje um veículo submarino com controlo remoto para ajudar nas buscas nas pedreiras atingidas pelo deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba, equipamento que atua pela primeira vez num espaço tão confinado.
A derrocada de um troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa (Évora) afetou o abastecimento de água a Vila Viçosa, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente do município, Luís Nascimento.
O Presidente da República disse esta quarta-feira, em Sintra, que quando passava na estrada entre Borba e Vila Viçosa, onde um troço desabou para uma pedreira, o fazia “na expetativa de que a administração pública garanta a segurança dos cidadãos”.
O presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, informou esta quarta-feira, 21 de novembro, que foi acionado o Plano Municipal de Emergência na sequência do deslizamento de terra que provocou o colapso do troço de uma estrada para dentro de uma pedreira em Borba, com vítimas mortais.
A “tragédia” ocorrida em Borba (Évora), na segunda-feira, devido ao deslizamento de terras que fez colapsar uma estrada para o interior de uma pedreira de mármore, consternou os habitantes locais e “domina” todas as conversas na cidade.
O presidente da Câmara de Borba disse esta terça-feira que “nunca na vida” foi informado da alegada perigosidade da estrada junto às pedreiras, argumentando que empresários do setor queriam cortar a via, mas para ampliar a extração de mármore.
O resgate das vítimas do deslizamento de terras ocorrido na segunda-feira em Borba (Évora) vai envolver hoje a drenagem de águas da pedreira e a utilização de equipamento para detetar viaturas submersas, revelou a Proteção Civil.
Industriais do setor dos mármores em Borba (Évora) consideraram hoje que a “tragédia” de segunda-feira, com o deslizamento de terras para uma pedreira, com vítimas mortais, poderia ter “sido evitada” porque “os problemas” da estrada estavam identificados.
As autoridades estiveram hoje de manhã a fazer uma "avaliação no terreno" sobre as condições de segurança para o resgate das vítimas do deslizamento de terras para uma pedreira, em Borba, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
O bastonário da Ordem dos Engenheiros afirmou que está "estupefacto" com o deslizamento de terras para uma pedreira em Borba, referindo que a situação já era conhecida e que a "medida adequada" era encerrar a estrada.
Três homens encapuzados assaltaram na madrugada de hoje uma caixa multibanco, em Évora, com recurso a explosão de gás, e colocaram-se em fuga numa viatura, revelou à agência Lusa fonte da PSP.
O espetáculo de marionetas “Uma Tourada dos Diabos”, que combina os tradicionais “robertos”, a viola campaniça e o fado, da autoria de uma companhia de Évora, vai representar Portugal num festival na China, a partir de sábado.