As operações na pedreira de Borba, onde há ainda três pessoas dadas como desaparecidas, vão incidir esta terça-feira no reforço da drenagem de água com a instalação de mais motobombas, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
O funeral da segunda vítima retirada da pedreira de Borba, após o deslizamento de terras e colapso de uma estrada, foi realizado hoje à tarde para o cemitério de Pardais, no concelho de Vila Viçosa, distrito de Évora.
As operações com mergulhadores nas pedreiras de Borba foram suspensas devido ao risco de novos deslizamentos de terras, disse à agência Lusa o coordenador da Unidade de Salvamento Aquático do Distrito de Portalegre.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que que, também no acidente de Borba, "há um tempo útil para apuramento de responsabilidades", mas admitiu que "justiça que é muito lenta, acaba por não ser justa".
As vítimas do deslizamento de terras e colapso de estrada numa pedreira em Borba (Évora), na segunda-feira, foram homenageadas nas imediações do local do acidente por um grupo de familiares e amigos.
Évora está a trabalhar numa "candidatura sólida e consensual" a Capital Europeia da Cultura em 2027 e definiu 2019 como o ano de "afirmação" do projeto, um ano depois de ter anunciado oficialmente a sua intenção — mas a oposição está preocupada.
O corpo da segunda vítima mortal do deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba foi retirado esta noite de sábado de uma das pedreiras, revelou fonte do Comando Distrital de Operações Socorro (CDOS) de Évora.
A pedreira onde se suspeita estar o corpo da segunda vítima mortal do acidente em Borba, está quase “sem água”, o que vai facilitar as buscas, indicou hoje o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, disse esta sexta-feira que António Costa é um primeiro-ministro que “nunca assume as suas responsabilidades", sublinhando que este comportamento é já "um padrão" e não é exclusivo do acidente de Borba.
O comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora disse esta sexta-feira que "todo o trabalho de desobstrução" de rochas, na pedreira em Borba, incide na área onde se supõe estar o corpo da segunda vítima mortal confirmada.
O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que, no colapso da estrada entre Borba e Vila Viçosa, não há uma evidência da responsabilidade do Estado, salientando que aquela via rodoviária não é desde 2005 da gestão das infraestruturas estatais.
O Presidente da República considerou esta sexta-feira que, após se confirmar o número de vítimas da derrocada da estrada 255 em Borba e se recuperarem os corpos, chegará a fase de apurar factos, eventuais responsabilidades e reparar familiares.
Os mergulhadores envolvidos nas ações subaquáticas na pedreira atingida por deslizamento de terras e colapso de uma estrada, em Borba, enfrentam um trabalho "muito difícil" e "dos piores pesadelos" da atividade, disse esta sexta-feira à Lusa o coordenador Simão Velez.
O abastecimento de água à população de Vila Viçosa (Évora) já se encontra normalizado, depois de ter sido substituída “a parte da conduta que quebrou” devido à derrocada da estrada em Borba, disse esta sexta-feira o vice-presidente da câmara.
Um grupo de investigadores detetou, este ano, em dois levantamentos, a dilatação de fissuras e escorrimento de águas nas pedreiras onde ocorreu o deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba, segundo o historiador Carlos Filipe.
Um dirigente da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) criticou hoje a forma como o Governo anunciou uma inspeção às pedreiras da zona de Borba, onde na segunda-feira uma estrada colapsou.
Uma terceira motobomba está esta sexta-feira a ser instalada para reforçar a drenagem de água da pedreira atingida pelo deslizamento de terras e colapso do troço da estrada entre Borba a Vila Viçosa, segundo fontes da Proteção Civil.
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou na quinta-feira que o acidente de Borba é "bastante grave" e um caso em que o Estado falha e diz que demonstra de certa forma a falência do serviço público.
O comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, afirmou esta quinta-feira que "não tem falhado nada" nas operações de resgate nas pedreiras em Borba, argumentando ser "difícil" o 'teatro de operações'.
Na aldeia de Bencatel, concelho de Vila Viçosa, meio pequeno onde “toda a gente se conhece”, a população “chora” a vítima mortal do acidente de Borba já sepultada, ainda sem nada saber dos desaparecidos da terra.
Os Bombeiros de Borba estão a receber desde segunda-feira mensagens para cedência de material técnico e oferta de produtos alimentares de todo o país e do estrangeiro, na sequência do acidente numa pedreira e do colapso da estrada.
A Marinha vai usar hoje um veículo submarino com controlo remoto para ajudar nas buscas nas pedreiras atingidas pelo deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba, equipamento que atua pela primeira vez num espaço tão confinado.
A derrocada de um troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa (Évora) afetou o abastecimento de água a Vila Viçosa, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente do município, Luís Nascimento.