O #MeToo chegou ao futebol português. O que se passou com Miguel Afonso?
O que aconteceu?
Uma investigação do jornal Público destapou um caso de assédio que envolveu o técnico Miguel Afonso e as jogadoras do Rio Ave no decurso da temporada 2020-2021.
De acordo com o jornal, o treinador terá "trocado mensagens íntimas com várias jovens entre os 18 e os 20 anos do plantel do futebol feminino do Rio Ave". Afonso — que entretanto foi afastado do cargo e atualmente comanda o Famalicão — nega tais abordagens.
No entanto, a investigação revela que uma das atletas queixou-se aos pais e acabou por ser afastada da equipa — sendo relegada para os escalões de formação do Rio Ave — depois de Miguel Afonso tomar conhecimento da denúncia. Noutra ocasião, o técnico foi confrontado pelo namorado de outra jogadora também alvo das mensagens, pedindo desculpa e dizendo “tratar-se de uma brincadeira”.
Porque é que o caso não se soube mais cedo?
Para lá da dificuldade estrutural que vítimas de assédio enfrentam quando querem denunciar pessoas em cargos hierárquicos superiores, neste caso em concreto foram as atletas que pediram para não dar seguimento às denúncias, de acordo com a direção do Rio Ave.
Num comunicado divulgado no rescaldo da notícia do Público, o clube diz ter tomado "conhecimento de alguns comentários circunstanciais relatados por atletas, relativamente a alegadas abordagens despropositadas do treinador", que “negou tais situações”.
“A pedido das atletas, o assunto não teve seguimento”, continua o Rio Ave, adiantando que até ao final da temporada 2020-21 “não foi realizada qualquer queixa formal e oficial de nenhuma atleta junto das autoridades". Não obstante, o clube considerou que "a gestão de grupo e as metodologias não eram consensuais e adequadas, não estando reunidas as condições para a continuidade do técnico, pelo que encerrou aí a ligação com o mesmo".
E o Famalicão?
O clube que atualmente emprega Miguel Afonso disse não ter conhecimento de denúncias às autoridades sobre o técnico, mas garante que, caso sejam comprovados os factos denunciados, tomará aplicará as devidas sanções.
No comunicado, é frisado que o Famalicão "censurará sempre qualquer forma de abuso, violência ou desrespeito pelo outro", revelando que, "caso se venha a comprovar a existência de algum facto praticado pelo nosso treinador que atente ou tenha atentado na liberdade de alguma atleta tomará todas as providências ao seu alcance" para o sancionar.
Miguel Afonso já fez alguma comunicação pública?
Não, tendo-se recusado a prestar mais esclarecimentos ao Público ou sequer a responder às tentativas de contacto da agência Lusa.
Ao invés, o técnico tem apenas feito uso das redes sociais para negar as acusações. “Simplesmente, obrigado a todos aqueles que manifestaram apoio durante esta noite, pois sabem como e quem sou. Continuo forte e focado. Com calma e alma, me defenderei deste esquema criado", partilhou no Instagram.
Que tipo de punições podem ser aplicadas ao treinador?
O Regulamento de Disciplina da FPF prevê, desde 1 de julho último, data da sua mais recente atualização, a punição de casos de assédio sexual por parte de treinadores, no artigo 126.º-B.
“O dirigente que importunar agente desportivo adotando comportamento indesejado de caráter sexual, sob a forma verbal, não verbal ou física, é punido com suspensão de três meses a um ano”, lê-se no referido articulado, que, segundo o ponto 183.º do mesmo documento, alarga a sua cobertura a todos os outros agentes desportivos não especificados – nos casos infrações de jogadores aplica-se o 150.º-A.
No seguimento do caso noticiado pelo Público, o Conselho de Disciplina (CD) da FPF confirmou que vai abrir um processo disciplinar aos alegados casos de assédio sexual do treinador.
Além das ramificações desportivas, Miguel Afonso arrisca-se também a incorrer numa pena de prisão até 1 ano ou uma pena de multa até 120 dias pelo crime de importunação sexual, caso alguma das vítimas decida avançar com uma queixa. O caso não prescreveu ainda pois aos crimes puníveis com uma pena máxima de prisão igual ou superior a 1 ano, corresponde um período de prescrição de 5 anos.
Há precedentes assim no futebol?
Em Portugal não há memória de um caso assim, mas a nível internacional sim. Há sensivelmente um ano, a liga de futebol feminino dos EUA (NWSL, na sigla inglesa) foi abalada por um caso de assédio sexual que envolveu o treinador Paul Riley e as antigas jogadoras Sinead Farrelly e Mana Shim, com abusos que começaram em 2011 e foram continuando ao longo dos anos, no caso da primeira.
O escândalo — também aí denunciado pela comunicação social, neste caso a revista especializada The Athletic — levou a NWSL a suspender os jogos durante uma jornada e a avançar com uma investigação independente. Além disso, a própria FIFA abriu um processo. Riley — que foi considerado o Treinador do Ano em 2011, 2017 e 2018 — acabou por ser despedido e está desempregado desde então.
De resto, há casos que vão despontando de assédio ou abuso sexual a atletas femininas, como o do presidente da federação haitiana de futebol ou dos seus congéneres afegão e brasileiro.
*com Lusa
- 20:51
- O arguido e antigo deputado Duarte Lima vai ser presente na sexta-feira ao juiz de julgamento do caso de homicídio de Rosalina Ribeiro, no Tribunal de Sintra, após o Ministério Público propor um agravamento da medida de coação.
-
- 20:46
-
Sérgio Conceição admite ter ficado abalado com apedrejamento ao carro da família
O treinador da equipa de futebol do FC Porto assumiu hoje ter ficado abalado pelo apedrejamento ao carro da sua família, sublinhando que não hesitava em trocar o sucesso desportivo pelo bem-estar dos seus.
-
- 20:05
-
Será a China mais perigosa do que a Rússia? Novo romance de José Rodrigues dos Santos aborda o tema
"A Mulher do Dragão Vermelho", o novo romance de José Rodrigues dos Santos, é editado a 20 de outubro. Aquele que é o primeiro lançamento do escritor e jornalista na editora Planeta centra a narrativa na China contemporânea.
-
- 19:06
-
Ronaldus horribilis. O terrível início de época de CR7
É preciso recuar mais de 15 anos para encontrar um início de época tão negativo de Cristiano Ronaldo num clube. Já a seleção não tem sido terreno fértil para o capitão de Portugal responder aos críticos. Este são os números de um início de temporada horribilis.
-
- 18:23
-
Ao estilo de Vale e Azevedo, Duarte Lima foi libertado da prisão e novamente detido pela polícia
Estava previsto que aguardasse em liberdade um outro julgamento, onde é acusado de homicídio.
-
- 18:12
-
Portugal e Espanha enfrentam uma “guerra da água”? Um explicador para entender o que se passa
O incumprimento do Estado espanhol em garantir o escoamento planeado de água do rio Douro para Portugal veio destapar um problema com décadas e que tem vindo a agravar-se com a situação de seca. Gestão das barragens em Espanha prejudica os interesses nacionais e especialistas defendem que Portugal t
-
- 18:11
-
Putin diz que invasão a Ucrânia é resultado do colapso da União Soviética
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que os conflitos na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), incluindo o atual entre a Rússia e a Ucrânia, foram "obviamente" o resultado do "colapso da União Soviética".
-
- 17:42
-
Putin enfrenta derrota iminente num território que pretende declarar parte da Rússia
Vladimir Putin marcou uma reunião de emergência para esta sexta-feira onde, dizem os analistas, deverá formalizar a anexação de quatro regiões da Ucrânia, concretamente as autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, bem como os das regiões de Kherson e Zaporijia.
-
- 16:44
-
É quase unânime entre os especialistas, a Alemanha vai entrar em recessão no próximo ano
O cenário pessimista deve-se em grande parte aos custos de energia causados pela guerra da Rússia na Ucrânia.
-
- 16:17
-
Depois do gás, Putin pode "bloquear a internet na Europa"
Quem o diz são os analistas. Depois da crise energética que Vladimir Putin, presidente da Rússia, tem provocado na Europa, o líder russo poderá agora também cortar o acesso à internet no Velho Continente.
-
- 15:54
-
Costa diz que não sabia nem tinha de saber das buscas na Presidência do Conselho de Ministros
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que não tem informações sobre as buscas na Presidência do Conselho de Ministros, nem teria que ter, e garantiu que tomará as medidas disciplinares que forem necessárias.
-
- 15:08
-
Quem compõe a Comissão Técnica e as cinco soluções para o novo aeroporto
A Comissão Técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda, adiantou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.
-
- 15:01
-
Caso de assédio no futebol: Famalicão diz que “não tem conhecimento de nenhuma acusação ou denúncia”
Em comunicado, o Famalicão disse não ter conhecimento de denúncias às autoridades sobre o técnico acusado de assédio sexual por antigas atletas. No entanto, afirma que, caso sejam comprovados os factos denunciados, que tomará as devidas providências para sancionar o mesmo.
-
- 14:59
-
The Guardian divulgou lista dos 60 maiores talentos jovens do futebol mundial - e há cinco jogadores a jogar em Portugal
Os jogadores incluídos na lista do jornal britânico atuam no Sporting CP (3), SL Benfica (1) e Sporting de Braga (1).
-
- 12:28
-
Corrupção, participação em negócio e falsificação motivam buscas na Presidência do Conselho de Ministros
Corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento são os crimes que levaram à realização de buscas pela Polícia Judiciária (PJ) na Presidência do Conselho de Ministros (PCM), revelou hoje o Ministério Público (MP).
-
- 12:22
-
Caso de assédio no futebol feminino: Rio Ave confirma queixas e revela que, a pedido das jogadoras, não lhes deu seguimento
Em comunicado, o emblema vilacondense reconhece "comentários circunstanciais" das jogadoras que acusam o técnico Miguel Afonso de assédio. No entanto, revela que, a pedido das mesmas, não deu seguimento às acusações. Despedimento no final da época 2020/21, apesar dos bons resultados desportivos deve
-
- 12:00
-
Ucrânia: Quatro regiões ocupadas serão anexadas na Rússia sexta-feira, avisa o Kremlin
O Kremlin anunciou hoje que as quatro regiões da Ucrânia que realizaram referendos sobre a adesão à Rússia serão incorporadas no país durante o dia de amanhã.
-
- 09:25
-
Jogadoras acusam treinador do Famalicão de assédio sexual. Conselho de Disciplina da FPF vai investigar
Uma investigação do jornal Público dá conta de casos de assédio sexual no futebol feminino português. Várias atletas do Rio Ave denunciam o ex-treinador por "troca de mensagens íntimas". Conselho de Disciplina vai averiguar.
-
- 07:08
-
Espanha inicia debate para despenalizar injúrias à monarquia
As "injúrias à Coroa" são puníveis em Espanha com penas que podem chegar à prisão efetiva, segundo artigos do Código Penal cuja abolição começa a ser debatida hoje no parlamento espanhol.
-
- 06:57
-
Morreu o 'rapper' norte-americano Coolio. Tinha 59 anos
O 'rapper' norte-americano Coolio, autor do êxito de 1995 "Gangsta's Paradise" e vencedor de um prémio Grammy, morreu na quarta-feira aos 59 anos, noticiou a revista Variety.
-