O presidente da associação Acréscimo afirmou hoje que o país não vai conseguir “atenuar o problema dos incêndios florestais enquanto não houver investimento em agrofloresta”, criticando a “epidemia de eucaliptos” existente em Portugal.
A localidade do Rasmalho, em Portimão, foi evacuada por precaução hoje ao início da tarde, mas o fogo que se alastrou a este concelho, contíguo ao de Monchique, está "controlado", disse à Lusa a presidente da autarquia.
A procissão ao mar e a ponte Eiffel sobre o Lima dão mote à coleção de uma designer de Viana do Castelo. A coleção é inspirada na história dos pescadores de Viana e vai ser apresentada no domingo.
O especialista em incêndios florestais Xavier Viegas defendeu hoje a utilização de produtos químicos no combate ao incêndio de Monchique para evitar reacendimentos, e criticou a falta de faixas de contenção, previstas desde 2006.
O Sindicato dos Trabalhadores das Comunicações e Audiovisual (SINTTAV) afirmou hoje que irá até às "últimas consequências" na defesa dos 29 trabalhadores do call-center da Meo/Altice da Madeira que foram informados da cessação contratual na semana passada.
As unidades hoteleiras de Monchique de onde tiveram de ser retirados hóspedes pela aproximação do fogo mantêm-se intactas, apesar da incerteza de quando poderão reabrir, disse hoje à Lusa o presidente da maior associação hoteleira do Algarve.
O Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra, vai acolher, a partir do dia 18 deste mês, uma exposição sobre o Titanic, que conta com "a maior maquete do navio alguma vez feita", foi hoje divulgado.
O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já obrigou à retirada de pessoas de casas também no concelho de Silves, tendo a situação mais preocupante sido registada na zona de Falacho, disse à Lusa a presidente da Câmara.
A fundação Catedral de Santiago disse hoje ter sido removida a pintura feita numa estátua do século XII, situada na porta principal do templo, ato de vandalismo classificado como "falta de civismo e respeito" pelas autoridades da Galiza.
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, defendeu hoje a necessidade de a União Europeia (UE) manter as relações comerciais o Irão, de forma a preservar o acordo de renúncia ao programa nuclear assinado em 2015.
O ministro da Administração Interna disse hoje que a Guarda Nacional Republicana reforçou a vigilância rodoviária na Via do Infante (A22), no Algarve, por serem esperadas “significativas projeções de fumo” na zona, provenientes do incêndio em Monchique.
A empresa alemã Daimler anunciou que "vai cessar até novas ordens" as "atividades limitadas" no Irão devido ao restabelecimento a partir de hoje das sanções norte-americanas contra o Irão.
Mais de 250 pessoas foram deslocadas durante a noite no combate ao incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique, no distrito de Faro, onde as operações se mantêm de “elevada complexidade”, informou hoje a Proteção Civil.
A PSP, entidade responsável pela gestão operacional do 112, nega que exista uma situação de caos no atendimento das chamadas de emergência e desmente as informações publicadas pelo jornal i esta terça-feira.
O vento forte registado no aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, obrigou hoje de manhã oito aviões a divergir para outros locais, indicou à Lusa fonte da infraestrutura.
Várias localidades na serra de Monchique estão sem telecomunicações móveis, estando as operadoras a aguardar autorização da Proteção Civil para intervir no terreno e restabelecer a totalidade das comunicações, afirmaram hoje as empresas.
O Ministério da Agricultura negou hoje que exista no Instituto de Conservação da Natureza qualquer plano de prevenção e combate a incêndios que englobe a zona de Monchique apresentado pelos produtores florestais do barlavento algarvio.
José Miguel Cardoso Pereira, coordenador do estudo que apontava Monchique como o concelho do país com maior risco de incêndio este ano disse hoje que “ninguém tomou grandes medidas de limpeza da floresta” nesta área, que desde 2003 estava a acumular vegetação.
Uma equipa composta por cinco enfermeiros e um médico estão a dar apoio às 120 pessoas que passaram a última noite no Portimão Arena, depois de terem sido retiradas das suas casas devido ao incêndio em Monchique.
O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) felicitou hoje o tribunal brasileiro que rejeitou uma decisão que determinava o encerramento da fronteira terrestre com a Venezuela para impedir a entrada de refugiados e imigrantes no Brasil.
A Comissão Europeia mostrou-se hoje disponível a auxiliar as autoridades da Indonésia, depois de já ter ajudado a retirar 250 turistas das ilhas Gili, onde um sismo provocou, no domingo, pelo menos 98 mortos e centenas de feridos.
O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDCongo) confirmou a existência de mais quatro vítimas mortais devido ao Ébola na província do Kivu do Norte, numa altura em que o país se confronta com o décimo surto do vírus letal.