A invasão da Ucrânia e o isolamento internacional não têm impedido a Rússia de expandir a sua influência no continente, vista com preocupação pelos Estados Unidos e Europa.
Ainda assim, dei comigo a dizer a uma amiga: somos todas uma maravilha e somos todas uma desgraça. Acreditamos que podemos e devemos proteger os nossos filhos e, tantas vezes, a bolha que construímos, qual tenda de campismo, não serve para muito mais do que agudizar problemas inevitáveis.
Um dos amigos de quem sinto mais saudades é esse Senhor, cujo nome está em epígrafe. O seu percurso profissional mistura-se com a história do teatro brasileiro. O seu talento ombreia com o das divindades dos palcos, Leopoldo Fróes (1882-1932) e Laurence Olivier (1907-1989). A sua postura era ímpar,
As línguas são uma manifestação física da identidade de cada um – é por isso que os idiomas são campo pródigo a palavras inflamadas, corações aos saltos, faces ruborizadas de indignação e dedos a bater freneticamente na pressa de responder.
Após inúmeros artigos, publicações e conversas sobre aquele que era, por muitos, considerado o concerto do ano [ainda sem sequer ter ocorrido!], finalmente a The Eras Tour chegou a Lisboa.
As eleições europeias de junho valem como um referendo sobre a União Europeia dos próximos cinco anos: continuação da democracia aberta que tem marcado os últimos 70 anos ou viragem para a tensão nacional-populista puxada pela escalada global de partidos ultra à direita.
Em 2022, um pequeno grupo terrorista planeava dar um golpe de Estado para reinstaurar a monarquia, mas foi apanhado. É o primeiro julgamento deste tipo desde os processos dos comandantes de Auschwitz, na década de 1960.
Talvez as redes sociais tenham criado esta ilusão de que podemos dizer seja o que for, já que a impunidade é grande, a fiscalização mínima e, portanto, os insultos abundam e não há problema. Ofender alguém é grave. Maltratar também. Difamar idem. Criticar construtivamente, não.
É a partir das relações que nos desenvolvemos e é a partir de uma relação satisfatória, que nos cuida, nutre e consequentemente nos faz perceber como bons, suficientes, merecedores de cuidado e de estima que o olhar sobre nós e o mundo se configuram.
Nova legislação com sabor russo provoca forte reacção popular num candidato à União Europeia. Afinal, o que pretende o partido no poder, o “Sonho Georgiano”?
Nessa época, a internet estava apenas a começar a penetrar nas casas dos portugueses, e a minha não era exceção. Na verdade, a minha família estava entre as poucas sortudas que tinham acesso à internet naquela época.
Desta vez, o Porto estava diferente. Na semana anterior o ódio andou à solta pelas ruas e materializou-se no preconceito e na xenofobia. Pelo Bonfim parecia ecoar ainda o horror… Infelizmente, era expectável que, mais cedo ou mais tarde, tal acontecesse.
Existem mitos difíceis de desfazer, nomeadamente a convicção de que um asmático deve evitar o exercício físico. Nada de mais errado, o organismo agradece a oxigenação.
A direita tem uma origem latina muito directa. Já a esquerda esconde algumas surpresas. Nesta viagem pelas palavras, vamos da nossa língua ao Velho Oeste, passando pelos Pirenéus.
Os catalães premiaram a abertura dos socialistas de Pedro Sánchez à negociação e busca de concórdia (o PSC é o mais votado e sobe de 32 para 42 lugares num parlamento com 135 deputados), dão algum fôlego às direitas (o PP quintuplica a representação, ao passar de 3 para 15 deputados) e castigam o in
A Catalunha está neste domingo a decidir, através da eleição do parlamento catalão, o futuro que quer. Tudo leva a crer que prefere a concórdia e o progresso às tensões das batalhas independentistas.
Não há como fugir a Baby Reindeer, a série do momento. No entanto, é importante refletir para além da ficção e do registo autobiográfico, e pensar sobre o que a série pode ensinar sobre trauma, violência sexual contra homens e o papel das vítimas.
Em 1856, Júlia da Silva Bruhns (1851-1923), natural de Paraty, no Rio de Janeiro, embarca num vapor com destino à Europa. Naquele instante, aos cinco anos de idade, genuinamente, não poderia imaginar o que a vida lhe reservava.
Se o 25 de Abril em Lisboa é sinónimo de descer a Avenida, o Primeiro de Maio é dia de subida. Claro está que no dia do trabalhador teria sempre de ser mais árduo. De resto não podia ser de outra forma, ou não tivessem todos os direitos laborais, agora dados como adquiridos, sido conquistados com o
Já aqui falei várias vezes da decadência da mais antiga democracia da Idade Contemporânea. A cada mês que passa, apresenta-se mais inevitável o caminho para uma ditadura ou uma guerra civil.