As “reuniões do Infarmed” regressaram. Isto é o que ficámos a saber
Voltemos a 8 de julho deste ano. Na altura, Portugal já não atravessava a tempestade de incerteza de março e abril nem a aparente bonança que os meses de maio e junho trouxeram.
Por um lado, grande parte do país via a epidemia a começar a estabilizar. Por outro, mantinha-se a incerteza quanto aos surtos de Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, que teimavam em não diminuir apesar do reforço ou manutenção de medidas mais duras.
Esses foram os temas que marcaram a “reunião do Infarmed” desse dia, nome dado aos encontros entre especialistas, políticos e parceiros sociais para partilhar informações quanto à Covid-19.
Tendo sido a 10.ª a realizar-se desde o início da pandemia, foi no final da mesma que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou a data de conclusão para o primeiro estudo serológico feito no país, que Portugal não se encontrava perante uma segunda vaga (apesar dos números de Lisboa e Vale do Tejo) e que os comboios não eram um facto significativo para o contágio.
No entanto, a comunicação do chefe de Estado confirmou algo também que se temia: o fim das ditas reuniões do Infarmed. "Terminamos hoje uma experiência de vários meses, iniciada no final de março em pleno estado de emergência", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.
Considerando que o modelo utilizado já não servia os propósitos do país, o Presidente da República entendeu o fim destes encontros natural e inevitável, prevendo, porém, que outro formato pudesse existir no futuro. No mesmo sentido falou António Costa, que negou que as reuniões viessem a terminar, mas que, dada a estabilização da pandemia no país, não havia informação relevante e nova para partilhar.
A decisão de não se realizarem mais destes encontros durante um período indefinido, abrindo-se a porta ao seu possível fim, mereceu críticas de todo o espetro partidário — do PSD, CDS-PP e Chega até ao PCP e ao BE — mas, 61 dias depois, houve a confirmação de que as notícias da morte das reuniões do Infarmed foram manifestamente exageradas.
Com o aproximar do outono e, com ele, da época da gripe, do regresso às aulas e de muita gente aos seus locais de trabalho, regressou a necessidade de se partilhar informação para tomar decisões difíceis. Mudando a localização — passou de Lisboa para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto — e o formato — as apresentações dos técnicos foram transmitidas pelos canais de televisão e por stream no Youtube —, o encontro chegou então à sua nova vida.
O sumo da reunião (as decisões a serem tomadas em concertação pelos vários intervenientes), esse não nos foi dado — apesar de, à entrada da reunião, António Costa ter logo dito que as medidas a tomar nunca poderiam significar uma "paralisação global da economia" —, mas as várias apresentações revelaram algumas informações a ter em conta:
- A situação pandémica mantém-se em “trajetória crescente”, segundo Pedro Pinto Leite, da Direção-Geral da Saúde, sendo que tal se deve maioritariamente ao número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, que continua a ser mais elevado que a média nacional;
- O especialista recomenda “reforçar as medidas não farmacológicas”, como utilizar máscara ou higienizar as mãos, não só no grupo de mais de 80 anos como no grupo de 20-29 anos;
- Portugal encontra-se dentro do grupo dos países europeus onde há atualmente maior transmissibilidade — o índice de transmissibilidade efetivo (Rt) do nosso país encontra-se nos 1,12 — e maior incidência de casos, mas o caso não é tão mau como em França ou Espanha;
- Portugal apresenta uma média superior a 80 mil testes por semana desde junho;
- O presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique Barros, anunciou que está a ser realizado um estudo caso-controlo que pretende identificar fatores de risco na transmissão da Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo e que estará concluído dentro de três semanas. Este servirá para para compreender “os determinantes individuais e sobretudo obter informação que permita dirigir prevenção” e limitar a disseminação da infeção;
- É possível evitar uma segunda vaga da Covid-19 em Portugal. Quem o disse foi Manuel do Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, servindo-se de modelos matemáticos. No entanto, para tal, será necessário modificar o funcionamento das escolas para operarem com apenas um terço dos alunos em simultâneo e, ao mesmo tempo, impedir o relaxamento nos contactos sociais;
- Apesar do modelo matemático colocar algum peso na abertura das escolas para um possível aumento de casos, Carla Nunes, especialista da Escola Nacional de Saúde Pública, ressalvou que os estudos disponíveis até à data demonstram que os estabelecimentos de ensino não provocaram um aumento de casos significativo nos países onde já reabriram e que o volume de contágios têm mais a ver com um conjunto de medidas global, referente a toda a sociedade;
- Maria João Rocha Brito, infeciologista do Hospital Dona Estefânia, apresentou um estudo visando a transmissão entre crianças e adultos e apontou também para o facto de que nas crianças o novo coronavírus "não se transmite" como a gripe e que tal pode ser "reconfortante" para a decisão de reabertura das escolas;
- A aplicação Stayaway COVID já foi descarregada por 660 mil portugueses;
- O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) assegurou hoje que nenhuma das vacinas para a Covid-19 poderá ser disponibilizada sem ter sido sujeita a uma avaliação de segurança e eficácia.
No entanto, a reunião foi marcada não só pelo que foi tornado público, mas pelo que não era suposto ser tornado público. Na fase de discussão, a transmissão não foi interrompida e acabou por se ouvir a intervenção de Ferro Rodrigues, que disse não compreender como é que, nesta altura, ainda não se retiraram lições do que aconteceu nos lares — tema esse que passou em claro nas apresentações dos especialistas — numa primeira vaga da pandemia da Covid-19.
Pouco ou nada se soube, no final, sobre o que serão as medidas do estado de contingência que entrará em vigor a 15 de setembro. As novidades só serão dadas na quinta-feira. Esperemos, então.
- 21:13
- O vento forte está a dificultar o combate às chamas no incêndio de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, que teve um reforço de meios e era combatido às 23:15 por quase 450 operacionais, disse fonte da Proteção Civil.
-
- 21:09
-
Especialista diz que nas crianças o novo coronavírus não se transmite como a gripe
Uma infecciologista pediátrica defendeu hoje, com base num estudo realizado no Hospital Dona Estefânia, que nas crianças o novo coronavírus "não se transmite" como a gripe e que tal pode ser "reconfortante" para a decisão de reabertura das escolas.
-
- 20:46
-
Marta Temido: "Estamos preparados para enfrentar o regresso à escola em segurança"
Acompanhada pelo ministro da Educação, a ministra da Saúde disse hoje no final da reunião do Infarmed que o Governo está preparado para um regresso às aulas presenciais em segurança e que o país está também melhor equipado do há seis meses para enfrentar um eventual agravamento da Covid-19. Já Tiago
-
- 20:29
-
Infarmed avisa que vacina só será disponibilizada depois de assegurada segurança e eficácia
O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) assegurou hoje que nenhuma das vacinas para a covid-19 poderá ser disponibilizada sem ter sido sujeita a uma avaliação de segurança e eficácia.
-
- 19:43
-
Covid-19: Ferro Rodrigues não entende como não se retiraram lições quanto aos lares
O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, disse hoje não compreender como é que, nesta altura, ainda não se retiraram lições do que aconteceu nos lares numa primeira vaga da pandemia da covid-19.
-
- 19:33
-
Incêndios: Mais de 1.800 operacionais combatem sete fogos rurais no país
Mais de 1.800 bombeiros combatiam hoje à tarde, pelas 18:30, sete incêndios rurais, sendo o fogo que lavra no concelho de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, aquele que mobiliza mais meios de socorro.
-
- 19:08
-
Covid-19: Segunda vaga pode ser evitada se contactos forem reduzidos e assintomáticos controlados
Especialistas defendem que a segunda vaga de infeção do novo coronavírus poderá ser evitada em Portugal se os jovens e a sociedade em geral reduzirem os seus contactos comparativamente ao “tempo pré-covid”, e se os casos assintomáticos forem controlados.
-
- 18:53
-
Ricardo Quaresma é reforço do Vitória de Guimarães
O Vitória Sport Clube já confirmou a contratação do internacional português, de regresso a Portugal.
-
- 18:48
-
Orca que transportou cria morta durante 17 dias deu à luz novamente
Em 2018 correu o mundo e foi notícia por transportar a sua crias morta por 17 dias. Agora a mãe orca, de nome Tahlequah, foi vista com uma saudável nova cria.
-
- 18:04
-
Opositor russo Alexei Navalny sai do coma
O opositor russo Alexei Navalny, vítima de um envenenamento na Rússia segundo Berlim, saiu do coma induzido e vai "por etapas" deixar de recorrer ao ventilador, anunciou hoje o hospital La Charité, em Berlim, onde está internado.
-
- 17:47
-
Fogo em Albergaria-a-Velha dado como dominado. IC2 reabriu ao trânsito
O Itinerário Complementar (IC) n.º 2 reabriu ao trânsito na zona de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, cerca das 20:20, depois de ter estado cortado mais de três horas, devido a um incêndio florestal, informou fonte da GNR.
-
- 17:40
-
Covid-19: Espanha ultrapassa o meio milhão de infetados
Espanha registou desde sexta-feira 26.560 novos casos de covid-19, o que faz subir o número total de infetados para 525.549, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.
-
- 17:31
-
Apps que ajudam crianças com enxaquecas e óculos inteligentes. No Patient Innovation Bootcamp doentes e cuidadores ajudam cientistas a inovar na saúde
Neste programa europeu de empreendedorismo e inovação, doentes e cuidadores informais fabricam ideias que solucionam problemas diários. Com a ajuda de mentores, este ano saíram várias soluções do forno, que vão ser melhoradas até ao final do ano.
-
- 17:26
-
Festa de revelação de sexo de bebé na origem de incêndio florestal no sul da Califórnia
Um incêndio florestal foi provocado por fogo de artifício lançado durante uma festa para revelar o sexo de um bebé, no sul da Califórnia, disseram os bombeiros na noite de domingo. O Estado atravessa neste momento uma onda de calor e sucessivos incêndios.
-
- 17:08
-
Covid-19: Situação epidémica agravou-se em Portugal desde meados de agosto. Transmissibilidade está entre as piores da Europa
A situação epidemiológica de covid-19 em Portugal agravou-se desde meados de agosto, revelaram hoje os peritos da Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), no regresso das reuniões entre especialistas e políticos.
-
- 16:46
-
A convivência envenenada e o complexo papel de Merkel
Rússia. Bielorrússia e Turquia. São três exemplos atuais, entre vários outros, de perda do último pudor na aparência de regimes que respeitam a decência básica. O despotismo instala-se e afasta as esperanças que, apesar de sobressaltos, o final do século XX tinha deixado no mundo geopolítico.
-
- 16:29
-
Aplicação Stayaway COVID já foi descarregada por 660 mil portugueses
Os dados foram anunciados por José Manuel Mendonça, do INESC TEC, durante a "Reunião do Infarmed" a decorrer durante esta tarde no Porto.
-
- 16:16
-
Incêndios: Bombeiro morre em Oliveira de Frades. MAI abre inquérito ao fogo
Um bombeiro morreu hoje enquanto combatia um incêndio em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
-
- 15:47
-
Covid-19. DGS publicou alteração que acaba com quarentena de crianças retiradas às famílias
A Direção-geral da Saúde (DGS) publicou hoje a alteração prometida sexta-feira, ao abrigo da qual as crianças e jovens que entram em instituições deixam de estar sujeitas a isolamento profilático devido à pandemia de Covid-19.
-
- 15:26
-
"Reuniões do Infarmed" de regresso. Agora a Norte e transmitidas pela primeira vez
Especialistas, políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se, agora no Porto, para analisar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, com as apresentações em transmissão aberta pela primeira vez. Recorde aqui.
-
- 15:13
-
Covid-19: António Costa fala num "momento crítico" para avaliar situação pandémica e diz que não se pode voltar a "uma paralisação global da economia"
À entrada para a reunião do Infarmed sobre a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, o primeiro-ministro disse apontou para a necessidade de se reunirem os especialistas com o Governo dado não só aproximar do regresso às aulas e da atividade laboral, que vai "aumentar o risco de contágio",
-
- 14:18
-
Covid-19: Portugal regista mais três mortos e 249 novos casos de infeção, a maioria na região Norte
Portugal contabilizou hoje mais três mortos e 249 casos de infeção relacionados com a pandemia de covid-19, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:17
-
Cerca de 42.000 alunos regressam às aulas a partir de hoje na Madeira. Máscara obrigatória a partir do 1.º ciclo
O ano letivo 2020/2021 na Região Autónoma da Madeira arranca com aulas presenciais em todos os ciclos entre hoje e 17 de setembro e envolve cerca de 6.200 professores e 42.000 alunos, menos 1.800 do que no ano passado. O regresso é marcado pelo uso obrigatório de máscara a partir do 1.º ano do 1.º c
-
- 11:53
-
Dirigente da oposição na Bielorrússia terá sido levada por desconhecidos em Minsk
Uma dirigente da oposição na Bielorrússia poderá ter sido hoje detida, anunciou o portal bielorrusso Tut.by, citando testemunhas que dizem ter visto desconhecidos a levar Maria Kolesnikova numa carrinha, em Minsk.
-