As urnas de votos voltam a abrir este ano, só não se sabe quando. Como vai ser o calendário das Autárquicas?
Portugal divide-se em 308 municípios: 278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira. Nestes, existem 3.092 juntas de freguesia: 2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira. E, de quatro em quatro anos, uma coisa une todos estes locais num determinado domingo: as eleições Autárquicas.
2021 é ano de eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia — tendo estas de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro. Isto, num ano normal.
Contudo, a pandemia veio colocar dúvidas sobre este calendário. Assim, no próximo dia 25 de março vai ser discutido na Assembleia da República o projeto-lei do PSD que prevê o adiamento das eleições Autárquicas do período setembro/outubro para novembro/dezembro devido à covid-19.
O projeto dos sociais-democratas não é novidade, já era do conhecimento público há algumas semanas. A surpresa veio sim da parte do Governo, já que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu hoje a possibilidade de as Autárquicas se realizarem em dois fins de semana e não apenas num único dia, como habitualmente acontece.
Ao contrário do que se verificou nas Presidenciais, Cabrita frisou que nestas eleições "não está previsto o voto antecipado", mas existe "abertura para ponderar modelos", sendo "a distribuição do voto entre dois fins de semana perfeitamente possível". Todavia, "tudo depende da Assembleia da República".
Mas justifica mudar datas? "A competência de alteração das datas é da Assembleia da República, mas a opinião que tenho é a mesma sobre as Presidenciais. Espero que a situação sanitária esteja claramente melhor, já hoje está claramente melhor do que em janeiro", sustentou o ministro, referindo que também que não há qualquer certeza "de que a situação em dezembro possa estar melhor do que em setembro".
Dadas as declarações, os partidos reagiram ao longo da tarde— uns pediram "cautela", outros um adiamento ou eleições apenas num fim de semana. Ora vejamos:
- O PCP admitiu discutir a proposta do ministro da Administração Interna, mas alertou para a complexidade do processo, rejeitou "experimentalismos" e pediu "cautela";
O PSD manifestou-se "disponível" para analisar a realização das Autárquicas em dois fins de semana, mas defendeu que só o adiamento por dois meses das eleições "resolve o problema de fundo";
- O Bloco de Esquerda considerou que eleições Autárquicas nestes moldes "não é a ideia mais feliz" e propõe soluções mais cautelosas, criticando a "desistência à partida" de Cabrita sobre o voto antecipado em mobilidade;
- O Chega defendeu que as eleições de setembro/outubro devem ocorrer em dois dias, sábado e domingo, para evitar aglomerações, em vez de em dois fins de semana distintos;
- A Iniciativa Liberal acusou o ministro de "desorientação" e considerou que haver Autárquicas em dois fins de semana "gera mais problemas que aqueles que resolve", defendendo votações em "dois dias consecutivos";
- O CDS-PP considera que "deve estar em cima da mesa" a possibilidade de as eleições Autárquicas se realizarem em dois fins de semana, como admitido pelo Governo, mas defende que a decisão deve ser tomada "mais perto do verão";
- Os Verdes caracterizaram como "vagas" as declarações do MAI sobre a realização das Autárquicas, aguardando pela proposta do Governo e vincando que “é possível fazer eleições em segurança";
- O PAN, que propôs que as eleições possam decorrer em dois dias seguidos, congratulou-se com a abertura do Governo na matéria, mas quer ver salvaguardado o período de reflexão.
Ouvidas as opiniões, resta esperar para saber a decisão da Assembleia da República. Só uma coisa é certa: as eleições hão de acontecer — e em tempo de pandemia.
- 23:11
- O PAN quer que seja obrigatória a instalação de sistemas de videovigilância nos matadouros, para evitar situações de maus-tratos aos animais antes do abate, podendo ser também uma ferramenta para melhorar a formação dos trabalhadores.
-
- 22:07
-
Testes rápidos para "leigos": Onde comprar e o que fazer caso o resultado seja positivo, inconclusivo ou negativo
Numa circular conjunta do Infarmed, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), as autoridades de saúde esclarecem que os autotestes (ou testes rápidos) “não substituem, mas complementam” os testes profissionais. Saiba o que fazer quando se o resulta
-
- 21:01
-
Covid-19: Infarmed emite circular com alertas sobre vacina da AstraZeneca, mas reitera benefícios
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) emitiu hoje uma circular com alertas aos profissionais de saúde e aos cidadãos sobre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, mas reiterou que os seus benefícios superam os riscos.
-
- 21:01
-
Bélgica reforça medidas nas escolas perante ameaça de terceira vaga
A Bélgica, que regista um novo surto de novas infeções da doença covid-19, quer "tornar as escolas tão seguras quanto possível", uma vez que se tornaram um dos principais locais de contágio, disse hoje o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.
-
- 20:55
-
Se ainda acha que dormir é uma perda de tempo, leia este artigo
Além da sonolência ou da irritabilidade, a ciência mostra que a privação de sono contribui para a infertilidade, diminui a imunidade e aumenta o risco de cancro e de problemas cardíacos ou diabetes. Dormir menos de sete horas por dia tem um preço. No Dia Mundial do Sono a pergunta é: quanto é que es
-
- 20:33
-
Marcelo promulga medidas excecionais sobre avaliação no ensino básico e secundário
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que estabelece as medidas excecionais quanto à avaliação e certificação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, em resposta à pandemia da covid-19.
-
- 20:26
-
'Jackpot' de 97 milhões de euros no próximo concurso do Euromilhões
O próximo concurso do Euromilhões prevê um 'jackpot' de 97 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada hoje, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
-
- 16:14
-
Portuguesa, com certeza, calçada é oficialmente candidata a Património Cultural Imaterial Nacional
A candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial Nacional, hoje apresentada em Lisboa, visa a sua preservação como "elemento identitário" e a valorização da arte de calceteiro, segundo os promotores da iniciativa.
-
- 16:12
-
Depois de verem queixa contra a bastonária arquivada, grupo de enfermeiros vai recorrer a tribunais administrativos
O grupo de mais de 100 enfermeiros que fez uma participação disciplinar ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros contra a bastonária anunciou hoje que vai recorrer a tribunais administrativos na sequência do arquivamento da queixa por aquele órgão.
-
- 16:09
-
Dádiva de sangue: Orientação sexual deixa de ser critério de exclusão
O Governo já alterou a norma que distinguia dadores por comportamento sexual. As regras passam a ser iguais para todos na dádiva de sangue.
-
- 15:26
-
Premier League: Deverá um treinador ser responsável pelas contratações de um clube?
Equipas sensação da Premier League na temporada 2020/21 já tivemos muitas. Do Aston Villa ao Everton, passando pelo Southampton e terminando no West Ham. O que é certo é que apesar de terem existido muitas equipas a surpreender, apenas uma se encontra na quinta posição da tabela classificativa à vig
-
- 15:22
-
Moto GP: Miguel Oliveira ambiciona "lutar pelo título" mundial
Ao terceiro ano no Moto GP, Miguel Oliveira quer estar num lote restrito de pilotos que podem lutar pelo título mundial.
-
- 14:01
-
Covid-19: 11 óbitos e 568 novos casos confirmados em 24 horas. Portugal mantém-se "a verde" no semáforo do desconfinamento
Portugal registou mais 568 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 11 mortes relacionadas com a covid-19, mantendo-se a "verde" no semáforo do desconfinamento.
-
- 13:53
-
Crítica social e comédia num clássico da literatura portuguesa. Vamos ler A Cidade e As Serras? Inscreva-se aqui
Este mês, Susana Romana junta-se ao É Desta Que Leio Isto para conversar sobre uma das obras mais conhecidas do escritor português Eça de Queiroz.
-
- 13:27
-
Eles nunca serão o pai ou a mãe, mas podem ajudar outros a ser
Para que muitos filhos venham ao mundo é necessário que existam doações de gâmetas — ovócitos e espermatozoides — e 2020 não foi um bom ano nessa matéria. Estas dádivas, que começaram por ser anónimas, deixam de o ser em 2018, depois de decisão do Tribunal Constitucional. Todavia, havendo ou não um
-
- 12:59
-
Lisboa terá plano de testagem à Covid-19. Será gratuito e cada munícipe pode fazer dois testes rápidos por mês
A Câmara de Lisboa inicia, a partir do dia 31 de março, um processo de testagem em "massa" e "gratuito" no concelho. Campanha resulta de um protocolo assinado entre a autarquia e a Associação Nacional de Farmácias (ANF).
-
- 11:38
-
Franceses Justice em guerra com Justin Bieber. Tudo por um logótipo
A dupla francesa ameaça seguir para a justiça caso Justin Bieber não altere o logótipo do novo álbum, intitulado "Justice". A notícia é avançada pela Rolling Stone.
-
- 10:45
-
Espanha quer acabar com os comboios noturnos internacionais, uma decisão que pode deixar Portugal isolado do resto da Europa
O Governo espanhol acredita que a atual rede de alta velocidade torna obsoletas as viagens noturnas entre duas cidades e por isso não quer que os comboios noturnos que cruzavam a Península Ibérica antes da pandemia voltem aos carris. Decisão pode deixar Portugal isolado do resto da Europa.
-
- 10:26
-
Ordem arquiva queixa contra Ana Rita Cavaco. Comentários nas redes sociais são "uma opinião pessoal e subjetiva"
Conselho jurisdicional considera que as publicações de Ana Rita Cavaco na sua página do Facebook se enquadram no âmbito do exercício da liberdade de expressão.
-
- 09:41
-
Quem recusar ser vacinado com a AstraZeneca vai para o fim da fila (e nem aí vai poder escolher outra vacina)
Foi ontem anunciado que Portugal irá retomar a vacinação com a vacina da AstraZeneca. "A recusa de uma vacina é recusar proteger-se" e, por isso, quem não aceitar ser vacinado com esta vacina vai para o fim da fila e, mesmo assim, não vai poder escolher com qual quer ser imunizado. A suspensão desta
-
- 09:08
-
Ângelo, o novo raio da Vila Belmiro
Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas a formação do Santos parece ser uma exceção. Depois de, só neste século, revelar Diego, Robinho, Neymar e Rodrygo, entre outros, agora parece ser a vez de Ângelo. Na estreia, o jovem extremo superou a marca do Rei Pelé e desde então que tem v
-
- 08:36
-
Histórico. Emirados Árabes Unidos e Israel num jogo de râguebi
As seleções de râguebi dos EAU e de Israel escrevem hoje um novo capítulo da história das relações diplomáticas entre os dois países. É a primeira vez que se defrontam numa competição desportiva. O amigável ganhou o nome de “Taça Amizade Acordo Abraham” numa alusão ao histórico acordo celebrado estr
-
- 08:26
-
Primavera começa este sábado com bom tempo. Temperaturas podem chegar aos 20 graus
A primavera começa no sábado com as previsões meteorológicas a apontarem para céu pouco nublado ou limpo, algum vento e temperaturas máximas a variar entre os 8 e os 20 graus, segundo o meteorologista Ricardo Tavares.
-
- 06:07
-
Proibido circular entre concelhos entre 20:00 de hoje e 05:00 de segunda-feira
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
-