Jornalista irrequietamente multimedia. Licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social e a tentar sobreviver a um mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nomeado, nos Podes 2021, para o prémio de melhor podcast narrativo com a série “A Ponte”. Co-autor da reportagem “As mulheres ciganas existem. E resistem”, vencedora de uma menção honrosa da associação Corações com Coroa e distinguida no Festival Política, em 2018. Trabalha o mundo a partir do Porto.
A diretora-geral da Saúde traçou hoje um retrato dos principais grupos afetados pela pandemia de covid-19 em Portugal. Se no Norte a infeção entrou pelos lares e afetou os mais idosos, na região de Lisboa são os mais desfavorecidos e sobretudo jovens em ambiente laboral que estão a ser infetados.
De segunda para terça-feira desta semana, a região Norte perdeu dois casos confirmados segundo a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde. No entanto, no mesmo período, vários concelhos do Norte aumentaram os números da covid-19. O que se passa? Há vários fatores que ajudam a explic
A cadeia espanhola Mercadona, cujas lojas em Portugal se situam por enquanto ainda na zona norte do país, vai abrir uma nova loja em Aveiro a 16 de junho. Até ao fim do ano, os distritos do Porto, Aveiro e Viana do Castelo receberão dez lojas.
Semáforos e radares vão ser presença assídua nas praias portuguesas este verão. Uma empresa de Gaia desenvolveu tecnologia para ajudar a controlar a ocupação dos areais. O sistema já está a ser comprado por diversas autarquias.
Bruxelas anunciou esta quarta-feira as medidas para a reabertura do setor turístico no continente responsável por 50% do mercado mundial. O objetivo não é encher as praças e avenidas europeias com ‘trolleys’ e ‘selfie-sticks’ aos níveis pré-pandemia, mas garantir que deixam de estar desertas, numa a
O hospital Porto., montado no pavilhão Rosa Mota para fazer face à pandemia de covid-19 vai ser desativado nos próximos dias. A estrutura, no entanto, vai permanecer montada e pronta a ser reativada caso surja uma segunda vaga da doença que já infetou mais de 1.300 pessoas na cidade.
Proteção Civil de Matosinhos vai retirar alguns utentes do Lar do Comércio para instituições externas. O lar conta já com 22 mortes e vários infetados. Após testes aos 160 utentes, esta terça-feira contavam-se 13 casos positivos.
Tal como há terra do outro lado do mar, há fim no outro lado do tempo. Para quem está isolado num lar de idosos, a clausura faz crescer a ansiedade e as saudades: saudades da família, saudades da rua e saudades da liberdade. Sem poder abraçar um filho, nem sentir o cheiro do oceano, resta a inovação
A câmara municipal do Porto ganhou o recurso no Tribunal de Contas, desbloqueando o impasse na renovação do Matadouro de Campanhã, na zona leste da cidade. O projeto, assinado pelo arquiteto Kengo Kuma, vai transformar o complexo industrial num polo empresarial, cultural e social.
Numa carta enviada há uma semana ao primeiro-ministro, Rui Moreira pede a António Costa que explique como e quando vai começar o programa para entregar computadores para as crianças em idade escolar.
Como pode reabrir um país praticamente parado? Entre as vontades do governo e os desejos dos diversos setores, isto é o que se sabe sobre algumas reaberturas — e umas quantas podem acontecer já em maio.
Apesar das notícias que davam como certa a reabertura dos cabeleireiros, barbeiros e institutos de beleza já no final deste estado de emergência, as associações do setor lembram que a decisão ainda não foi tomada e alertam para o perigo da desinformação.
Graça Freitas explicou hoje que “não houve ainda necessidade de expandir a capacidade instalada, que tem sido suficiente para dar resposta” à pandemia. O novo coronavírus já fez 535 mortos em Portugal, mas pouco se sabe sobre eles, já que ainda não há dados para traçar um retrato socioeconómico da d
Ovar é por estes dias um sítio diferente em Portugal. Isolada por uma cerca sanitária desde meados de março, a cidade vai fazendo contas: aos doentes e aos testes; às despesas e às ajudas. Ovar tinha esta quinta-feira 497 infetados e 18 óbitos. Apenas sete vareiros recuperaram da covid-19 até agora.
A câmara municipal do Porto cancelou a Festa do São João — um dos mais emblemáticos festejos da cidade. As verbas que seriam gastas nas iniciativas do evento passam a reforçar a luta contra a covid-19. Vila Nova de Gaia cancela também o São João e o São Pedro da Afurada.
O ventilador pulmonar que está a nascer no CEiiA, em Matosinhos, já está na fase de protótipo funcional, para teste com pulmões artificiais. As primeiras unidades devem chegar aos hospitais já no próximo mês.
A Universidade do Porto está a estudar quando será possível fazer as avaliações. Com as faculdades a funcionar em modo remoto, as aulas prosseguem, mantendo-se as datas de entrega e defesa de dissertações “sempre que possível”.
As federações académicas de norte a sul do país enviaram uma carta conjunta a Manuel Heitor para pedir respostas e o reforço da ação social para que "nenhum estudante abandone os seus estudos". O ministro tinha prometido ações na semana passada, mas, até agora, a resposta “é exatamente nenhuma”.