O candidato das esquerdas, Gabriel Boric, 35 anos, líder dos vigorosos protestos estudantis em 2019, é o novo presidente do Chile. Boric impôs-se com vantagem superior à prevista – mais de 10 pontos percentuais – ao aspirante ultraconservador, José Antonio Kast, que nunca deixou de elogiar políticas
Por estes dias, a propósito da inclusão de Leonor Rosas na lista de candidatos à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda, voltou a ser discutida a temática da participação jovem na política.
Em junho do ano passado, os cinco maiores bancos a operar em Portugal (CGD, BCP, BPI, Santander Totta e Novo Banco) tinham em funcionamento 2343 agências. Um ano depois, já eram menos 240. Esta redução da rede física de agências não pode continuar a excluir quem não se integrou nos acessos digitais
Uma visita ao Mindelo mostra-nos uma intrigante paisagem linguística — façamos uma viagem de Cabo Verde a Portugal, passando pela Suíça, a propósito das línguas.
Quem achava que Marine Le Pen chegaria novamente para a segunda volta das próximas presidenciais francesas, em 2022 (contra Macron), pode tirar o cavalo da chuva: o radicalismo anti-imigração e pró-“valores tradicionais” está a ser açambarcado por uma figura surreal.
Ontem foi Dia Internacional Contra a Corrupção. E fez seis anos que estou presa nas teias da lei. Fiz contas. Em vinte anos, nunca se investiu mais de 1% do PIB na Justiça. Dobrar recursos é urgente e o investimento tem retorno garantido.
Para o mês que vem, o Ciberdúvidas completa 25 anos. Em anos de internet, estamos a falar de um decano. Quando foi criado não podíamos pesquisar no Google “ciberdúvidas” para chegar ao Ciberdúvidas, uma vez que o motor de busca ainda não tinha nascido. Ah, pois. Larry Page e Sergey Brin? Não, não. P
Será que a Rússia de Putin consegue aceitar viver em paz ao lado de uma Ucrânia soberana e independente e que quer reforçar os laços políticos e militares com a Europa e a NATO? Não, é uma evidência. A declaração de independência da Ucrânia precipitou em 1991 o fim da URSS. Será que agora Putin ousa
As universidades deveriam ser o farol da inovação na sociedade. No que se refere a modelos de governo e de governança, contudo, as universidades portuguesas encontram-se num estado relativamente embrionário de desenvolvimento.
Enganem-se os que julgam que o facto de Ventura ter ido ao caixote do lixo da agência publicitária do Estado Novo vai fazer com que as pessoas que se recusam a classificá-lo de “fascista” mudem de ideias.
A democracia no mundo, que parecia avançar periclitante na segunda metade do século XX, está a recuar no século XXI. Com o título “The bad guys are winning”, a jornalista Anne Applebaum analisa, na revista “Atlantic”, os pormenores e as teias deste desenvolvimento preocupante.
João Rendeiro revelou, em entrevista ao Wolf Blitzer de Queluz de Baixo, que só regressaria a Portugal caso o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lhe concedesse um indulto. Primeiro, há aqui um equívoco muito grande do banqueiro. João Rendeiro julga que temos saudades dele. A confiança
A China quer parar o alarido em torno do caso da tenista Peng Shuai. O Comité Olímpico Internacional, a três meses da organização dos Jogos de Inverno, em Pequim, através de um comunicado ligeiro, deu uma ajuda ao desejo de Pequim de fechar o assunto. Mas nada garante que ela esteja livre.