Esta quarta-feira, o Governo português formalizou a recandidatura de Guterres a Secretário-Geral das Nações Unidas. Tal como na primeira corrida, espera-se unanimidade na escolha do cargo mais prestigiado e, impotente, da arena internacional.
A pandemia vai deixar sequelas e nem falo de quem já esteve infectado. Falo daquilo que o confinamento e as precauções mudaram e de como vamos precisar de uma espécie de fisioterapia para voltar à normalidade.
O acolhimento de crianças e jovens está hoje perante desafios acrescidos que obrigam a uma maior atenção e cuidado ao princípio da “desinstitucionalização”. Isto implica uma mudança nos modos de agir que passa a enfatizar mais os direitos da criança, nomeadamente o seu direito a crescer numa família
A liberdade para expressar ideias e opiniões e para criticar, mesmo no modo mais desabrido, por mais que isso irrite e enfureça o alvo ofendido, faz parte do direito à liberdade de expressão que é pilar de uma sociedade plural, democrática.
Felizmente, já se vai falando mais, e grandes figuras como o Dr. Nuno Melo ou a Dra. Fátima Bonifácio, entre muitas outras, claro, têm-se corajosamente chegado à frente para falar desta infâmia.
Quando se fala em redes sociais, pensa-se logo nas generalistas e mais difundidas: Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram, para citar uma ínfima minoria com máxima acessibilidade. Mas há centenas, senão milhares, de redes com formatos diferentes e objectivos concretos. Uma delas é a Parler.
A tecnologia tem vindo a tornar o nosso quotidiano mais simples e prático. No entanto, será que pode haver demasiada tecnologia e que ela pode virar-se contra nós?
Estamos nas vésperas de fazer um contra-festejo desta realidade e, num ano, a esperança de voltarmos a assumir de estilo: viver a vida que vivíamos tem vindo a esfumar-se.
Os eleitores catalães, desta vez, ofereceram duas possibilidades de maioria para governar: uma, ideológica, formada pelos partidos da esquerda (PSC, ERC e Em Comú Podemos); outra, identitária, composta pelos partidos independentistas (ERC, Junts e CUP). Qualquer destas maiorias (ambas com 74 deputad
Não falamos de avaliações pessimistas, ou de opiniões políticas; trata-se de uma contagem diária feita com um dado concreto, o número de vacinas aplicado. Mas não desanime, as contas são de quarta-feira, dia 10, e mudam todos os dias.