Podemos começar pela conclusão: não, Navalny é apenas um percalço na carreira muito bem articulada do autocrata mais eficiente do cenário mundial. Mas, mesmo assim, vale a pena avaliar o que se está a passar na Rússia.
A proibição bizarra do ensino online não tem nada a ver com desigualdade social e serve apenas para tentar esconder a incompetência do governo. No meu tempo chamava-se a isto desculpas de mau pagador. E o meu tempo é agora.
Falei com um negacionista da covid. Tivemos uma conversa onde debatemos vários pontos e ficámos a saber um pouco mais sobre a lógica e capacidade cognitiva destas pessoas.
Fechado em casa, apetece-me fazer uma viagem pelo mundo das línguas. Vou escrever um facto sobre uma língua de cada vez. A língua seguinte terá de estar ligada à anterior pela geografia ou de outra maneira. No fim, regresso ao nosso país.
Quarta feira ao meio dia, para alívio de muitos e raiva de outros, Joe Biden tornou-se o 46º Presidente dos Estados Unidos. Mas este desfecho duma eleição como nenhuma outra, não mudou o Mundo – nem vai mudar, pelo menos tão cedo.
O ano que passou vai certamente ficar marcado como um ano absolutamente atípico, daqueles que constará nos compêndios de História daqui a algumas décadas.
É meu desejo que não sejam esquecidos todos aqueles para quem o isolamento, as máscaras e o álcool-gel não foram uma novidade. Aqueles que desde muito cedo nas suas vidas ouvem a frase “vai ficar tudo bem”.
O primeiro dia da nova presidência dos EUA – apesar dos alertas para terrorismo doméstico e tumultos que não aconteceram – foi de extraordinário contraste com o estilo da anterior. O cow-boy cantor country Garth Brooks simboliza essa mudança ao lembrar ao país, que era um dia para entrar em amazing
Não tenho grande empatia por discursos ideológicos cheios de mezinhas e queridices. Quem define o que são pessoas de bem? Para mim serão umas, para vós será outra coisa?