A Festa vai Avante, mas não sabemos como
É um tema sobre o qual os decisores políticos têm sido consecutivamente questionados, mas nenhum deles tem ousado dar uma resposta em definitivo: sendo um evento de massas, em que condições se vai realizar a Festa do Avante?
Recordemo-nos dos passos desta polémica:
- Teve início quando o Governo decretou no dia 7 de maio a proibição de festivais de música até 30 de setembro, por força das medidas de distanciamento necessárias em tempo de pandemia;
- Abrangida neste período temporal, a Festa do Avante, marcada para acontecer de 4 a 6 de setembro, por ser um evento com performances musicais, parecia também ser visada pelo veto, razão pela qual o PCP, que a organiza, recordou em resposta que esta não é “um simples festival de música” e sim “uma grande realização político-cultural”.
- No próprio dia, o decreto foi alterado para também abranger “espetáculos de natureza análoga”, ou seja, definitivamente recaindo a medida sobre o Avante.
- No dia seguinte soube-se, no entanto, que se abria a exceção para espetáculos “em recinto coberto ou ao ar livre, com lugar marcado” e que respeitassem a "lotação especificamente definida pela Direção-Geral da Saúde". Com esta adenda, a possibilidade do Avante ir avante voltou a ser colocada em cima da mesa.
Três meses se passaram com recados de parte a parte quanto ao Avante. Costa, recordando que a atividade política dos partidos “não está proibida”, admitiu que o evento poderia acontecer, Marcelo deixou avisos quanto ao risco inerentes à sua realização, a direita — ainda desagradada com os festejos do 1º de Maio — sugeriu ao PCP o seu cancelamento e os comunistas disseram uma e outra vez que não abdicaram de realizá-lo caso estivessem reunidas as condições;
Chegados a esta fase, a menos de um mês da data estipulada — e depois de já ter sido anunciado o alinhamento cultural do evento — a questão não é se o Avante vai acontecer, mas como.
A organização tornou públicas algumas das medidas de segurança que pretende implementar para esta edição, incluindo um aumento do espaço, menos densidade nas construções (para permitir mais áreas livres) e higienização permanente de zonas comuns, tendo enviado o plano à DGS. No entanto, a polémica recrudesceu quando a TVI24 avançou que a venda de bilhetes não foi diminuída.
Neste momento, as autoridades de saúde estão em reuniões contínuas com a organização do Avante e, enquanto não sair uma decisão definitivo, o Governo vai se esquivando às questões dos jornalistas. Se no dia 10 o secretário de Estado da Saúde disse que “a DGS não toma decisões políticas, toma decisões técnicas", hoje foi a vez da Ministra da Saúde dizer tudo e nada na mesma frase.
"Não vamos proibir aquilo que está permitido, nem permitir aquilo que está proibido", respondeu Marta Temido a mais uma invetiva na conferência de imprensa. “Ninguém entenderia que corrêssemos riscos adicionais por uma circunstância de tratamento especial, mas também ninguém entenderia que impuséssemos deveres adicionais àquilo que são as regras específicas com as quais temos estado a trabalhar em áreas como a restauração, os transportes públicos ou os eventos culturais”, adiantou ainda.
A estratégia para ganhar tempo é compreensível. Sendo um tema altamente fraturante, qualquer decisão vai provocar repúdio:
- Os detratores vão considerar injusta a realização, tendo em conta a quantidade de eventos já cancelados;
- Os defensores vão acusar o Governo de uma intolerável proibição caso a Festa do Avante não aconteça, tendo em conta a quantidade de eventos já permitidos.
O barómetro das redes sociais aponta para uma situação tensa, mas desenganem-se os que acreditam que isto fica por aqui. A pressão ainda vai aumentar.
- 22:05
- Dois golos nos minutos finais permitiram hoje ao Paris Saint-Germain vencer a Atalanta, por 2-1, em jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, que ‘abriu’ de forma fenomenal a ‘final a oito’ em Lisboa.
-
- 20:07
-
PJ investiga ameaças a três deputadas e à SOS Racismo
Várias pessoas receberam um e-mail com ameaças. Segundo a mensagem, os destinatários tinham 48 horas para saírem do "território nacional" e rescindir "as suas funções políticas". Entre o grupo constam as deputadas Beatriz Gomes Dias, Mariana Mortágua e Joacine Katar Moreira. O mail estará assinado p
-
- 19:24
-
Cofina lança OPA sobre 100% da dona da TVI
A Cofina anunciou hoje uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade da Media Capital, alterando a oferta de 21 de setembro, numa operação que avalia a dona da TVI em cerca de 130 milhões de euros.
-
- 18:53
-
Depois da Dinamarca, Polónia retira Portugal da "lista negra" de países inseguros para viajar
A Polónia retirou hoje as restrições aos passageiros provenientes de Portugal, anunciou esta quarta-feira, dia 12, o ministério dos Negócios Estrangeiros português.
-
- 18:36
-
O maior desfalque do Flamengo para 2020 não é Jorge Jesus
O Brasileirão começou em pleno caos da covid-19 no Brasil e o favorito Flamengo tropeçou em casa logo na largada. Num jogo entre dois candidatos, o rubro-negro foi derrotado pelo único treinador que deu trabalho a Jorge Jesus em 2019.
-
- 14:54
-
Covid-19: Câmara de Vila do Conde revela 173 casos ativos no concelho
A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou hoje que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim como ações de sensibilização.
-
- 13:58
-
Uma mulher de 42 anos morreu após o nascimento do filho. Tinha marcado cesariana, mas a médica optou pelo parto normal
O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) informou hoje que abriu um processo para averiguar e esclarecer as circunstâncias da morte de Vânia Graúdo, uma utente que morreu após o nascimento do filho em 03 de agosto.
-
- 13:55
-
"Não vamos proibir aquilo que está permitido, nem permitir aquilo que está proibido", diz Marta Temido sobre Festa do Avante
Portugal regista hoje mais três mortes por covid-19 e 278 novos casos de infeção em relação a terça-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Reveja aqui a conferência de imprensa das autoridades de saúde e os pontos essenciais.
-
- 13:43
-
Covid-19: Mais três mortos e 278 novos casos em Portugal
Os números da pandemia em Portugal foram atualizados na tarde desta quarta-feira pelas autoridades de saúde, subindo os óbitos para os 1.764. Somam-se ainda 278 casos novos e 180 recuperações.
-
- 13:02
-
Bielorrússia: Polícia diz que disparou armas de fogo contra manifestantes
A Polícia bielorrussa anunciou hoje ter disparado com armas de fogo sobre os manifestantes que protestavam na terça-feira contra os resultados das presidenciais no sul do país, tendo admitido que os disparos fizeram um ferido.
-
- 12:40
-
Escócia: Pelo menos três mortos e seis feridos no descarrilamento de um comboio
Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa.
-
- 12:28
-
Autoridade Marítima avalia presença de medusas em 42 praias de Cascais, Sintra e Mafra
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) está hoje a avaliar a presença de medusas ‘Velella velella' em 42 praias dos concelhos de Cascais, Sintra e Mafra, distrito de Lisboa, permanecendo a interdição a banhos em Carcavelos e São Pedro do Estoril.
-
- 12:22
-
82.ª Volta a Portugal adiada para 2021. Prova de 2020 é edição especial
A 82.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai ser disputada em 2021, sendo a prova a realizar entre 27 de setembro e 05 de outubro uma edição especial, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.
-
- 12:03
-
Kamala Harris. É ela o que faltava aos que hesitam com Biden?
A campanha de Joe Biden tem agora a inspiração e o carisma que lhe faltava. Kamala Harris, para além de relançar a visão que Obama tem dos EUA e do mundo, com pilar na justiça social, é eloquente, divertida e transmite motivação. Muitos dos que se preparavam para votar Biden apenas por ser um voto p
-
- 10:17
-
Covid-19: Alemanha regista “aumento preocupante” de 1.226 novos casos num dia
A Alemanha contabilizou 1.226 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um “aumento preocupante”, sublinhou hoje o ministro da Saúde, Jens Spahn.
-
- 09:21
-
Mais de 15 mil alunos tiveram 19 ou 20 nos exames nacionais. Notas máximas quase duplicaram este ano
Mais de 15 mil provas foram classificadas com 19 e 20 valores este ano. A pandemia veio alterar as regras dos exames nacionais, o que pode ter influenciado a melhoria das notas, apontam os professores.
-
- 09:00
-
Aquela vez em que Neymar dançou com a Cinderela
Uma carta aberta dirigida a Neymar Jr. Sem polémica por causa de vídeo vazado no WhatsApp com tapinha, sem polémica de assunto fiscal, sem rumor se fica ou se vai. Só com futebol.
-
- 09:00
-
Atalanta. Aconteça o que acontecer, da nossa memória não te apagarás
A representante futebolística de uma das cidades mais atingidas pela pandemia encontra, aqui, a oportunidade de fazer história. Pela frente terá o colosso PSG, mas se há algo que a Atalanta já provou é que consegue fazer do impossível, possível.
-
- 08:51
-
Zolgensma. Todos os bebés em Portugal com Atrofia Muscular Espinhal já estão medicados com o remédio mais caro do mundo
São já oito os bebés em Portugal, até aos dois anos, que tiveram autorização para serem medicados com Zolgensma, o remédio mais caro do mundo que pode ser a esperança para os casos de Atrofia Muscular Espinhal.
-
- 08:43
-
E se os telemóveis pudessem sentir sismos? A Google pôs os Android a funcionar como sismógrafos
Uma nova tecnologia da Google transforma os 'smartphones' Android numa rede de deteção de sismos, baseada nos pequenos sensores de movimento dos aparelhos.
-
- 08:25
-
Chega vai referendar pena de morte, mas Ventura é contra
Os militantes do Chega vão pronunciar-se sobre a introdução da pena de morte em Portugal num referendo interno que vai ocorrer ao mesmo tempo que as eleições diretas para a liderança do partido, em 05 de setembro.
-
- 08:12
-
Da máscara capaz de inativar o vírus ao semáforo de praia. Há (muita) tecnologia portuguesa no combate ao novo coronavírus
O novo coronavírus apanhou todos de surpresa e Portugal, à semelhança de muitos outros países, sentiu uma forte escassez de produtos que permitam fazer face à pandemia. Numa tentativa de suprimir esta insuficiência, foram várias as empresas, entidades e instituições que começaram a desenvolver soluç
-
- 00:00
-
Lisboa, epicentro do futebol europeu. Este é o guia para a ‘Champions’ a oito que arranca hoje
É hoje que se vai ouvir o hino da Liga dos Campeões na capital portuguesa, sinal de que a final a oito da competição terá começado em Lisboa. Umas mais, outras menos favoritas, oito equipas vão lutar pela glória, mas apenas uma sagrar-se-á campeã, no estádio da Luz.
-