A revista de cultura e artes visuais SEMA (1979-1982) está agora disponível ‘online’, permitindo a consulta dos quatro números publicados nesses anos, e de outros documentos e material inédito, uma iniciativa integrada nas comemorações dos 40 anos daquela publicação.
O bairro do Alto do Pina foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela organização da iniciativa.
O festival Monte Verde, cuja oitava edição acontece em agosto na Ribeira Grande, tem este ano no cartaz nomes como Joss Stone, Eagle-Eye Cherry e Steve Aoki, entre outros.
O festival Matosinhos em Jazz regressa em julho àquela localidade do distrito do Porto com um cartaz que inclui os músicos portugueses Salvador Sobral, Ricardo Toscano, Bruno Pernadas e o israelita Avishai Cohen, foi hoje anunciado.
A coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, defendeu hoje que o projeto Orquestra Geração seja alargado a escolas de todo o país e que seja possível "dar-lhe mais estabilidade", uma vez que o acesso à música "é absolutamente essencial".
O grupo britânico Radiohead divulgou hoje 18 horas de material não editado, do final dos anos 1990, que tinha sido pirateado dos arquivos pessoais do vocalista, Thom Yorke, foi hoje anunciado.
O artista norte-americano Jimmie Durham, vencedor do Leão de Ouro de carreira da Bienal de Arte de Veneza deste ano, revela uma nova obra na exposição "Acha que minto?", patente em Lisboa até 30 de agosto.
Paula Marques está à procura daqueles que preferem ser humanos de primeira em vez de máquinas de segunda, os que travam e aceleram ao mesmo tempo e veem na contradição e no desconforto uma construção. Os que sabem dizer ‘não’. Os “super-humanos”, diz. Seres emocionais, irracionais, que às vezes para
Portugal tem a mania de dizer que é um país pequeno. Na melhor das hipóteses, é um país médio. A modéstia não serve de nada quando o território se estica tão uno da Europa à América.
O musical "Hadestown", uma adaptação do mito grego de Orfeu e Eurídice, que começou em pequenos teatros até chegar à Broadway, foi o grande vencedor dos Prémios Tony, entregues este domingo em Nova Iorque.
A bailarina e coreógrafa norte-americana Meg Stuart vai regressar a Lisboa nos dias 27 e 28 de junho para apresentar "Until Our Hearts Stop", sobre o forçar dos limites nas relações.
Aqui tudo é possível, numa comunhão entre a natureza e as pessoas, "só as coisas eternas perduram", como escreveu Raúl Brandão. Para mim, a ilha do Corvo é sinónimo de liberdade.
O desenho original da capa do primeiro livro de aventuras de Tintim, assinado por Hergé e publicado em 1930, foi ontem vendido num leilão em Dallas, nos Estados Unidos, por cerca de um milhão de euros.
Foi de Rosalía o momento mais aguardado do terceiro dia do festival, mas mesmo que as suas canções se tenham revelado certeiras faltou-lhe algo para ser uma verdadeira estrela pop. Erykah Badu chegou com atraso (mas cumpriu), Neneh Cherry foi uma senhora e ainda houve Shellac – outra vez! - em modo
O NOS Primavera Sound vai regressar ao Parque da Cidade do Porto em 2020, com a nona edição do festival a decorrer entre 11 e 13 de junho, disse à Lusa o diretor do evento, José Barreiro.
Setenta anos depois da sua publicação, o livro escrito pelo britânico George Orwell "1984" continua a fascinar leitores, em particular os mais jovens, mergulhados nas redes sociais e fãs de distopias.
A ilha lá longe é o mundo todo. O lugar prometido, metido no meio das nuvens, que se abre a quem o quiser perceber. Este é o diário de bordo do nosso primeiro dia numa ilha que já está na América.
As ruas de Londres, no Reino Unido, encheram-se este sábado para ver a parada de celebração do aniversário da rainha. Conhecida como “Trooping the Colour”, a cerimónia assinala, há mais de 260 anos, o aniversário do monarca, nesta caso a rainha Isabel II.
A orquestra robótica desenvolvida pela Sonoscopia, do Porto, vai levar a associação cultural a Medellín, Manizales e Cali, na Colômbia, em junho, apresentando uma “versão mais portátil” que já tinham mostrado em Berlim e Nantes.
O evento literário mais internacional das Festas de Lisboa, a Noite da Literatura Europeia, realiza-se hoje, com a apresentação e representação de obras de autores como João Tordo, Olga Tokarczuk, Daniel Kehlmann, John Banville e Fionna Mozley.
O último dia do Primavera Sound traz hoje ao Parque da Cidade do Porto os 'veteranos' Jorge Ben Jor e Erykah Badu, a par de jovens valores como Rosalía e Lucy Dacus, arrancando com a portuguesa Lena D'Água.