Tradutor e professor. Autor dos livros Doze Segredos da Língua Portuguesa e A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa. Escreve no blogue Certas Palavras.
Hoje, neste percurso por sete palavras da semana, viajamos à mais estranha fronteira da Europa e passamos ainda por uma das mais pequenas fronteiras do mundo, aqui bem perto. Sim, falo de Gibraltar.
Ontem foi o dia das mentiras. Logo, hoje será um dia em que só dizemos a verdade, não é? Aqui ficam umas verdades sobre javalis que se enfiam no meu carro, Donald Trump a falar de portugueses e a ironia, coitadinha, que anda um pouco deprimida.
Quando ouvimos falar de ataques terroristas como os de Londres, muitos dizem: “O mundo está louco.” E continuam a repetir essa ideia quando ouvem notícias de homicídios como o de Barcelos e outras loucuras que nos aparecem em todos os telejornais a todas as horas.
Esta semana veio lembrar-nos que não estamos livres de entrar em guerra com a Letónia — nem de encontrar um bom livro ao ler um texto qualquer na Internet.
E o Óscar da palavra da semana vai para... Não podia ser outra, pois não? Ali bem em cima do palco mais famoso do planeta, vimos o tão conhecido e delicioso erro.
Quando queremos escrever uma crónica, olhamos em volta à procura de material. Ora, cada um repara em coisas diferentes. Como trabalho todos os dias com palavras, são elas que me saltam à vista. Foi por isso que, nesta primeira crónica, peguei em sete palavras que me chamaram a atenção nos últimos di