Os europeus deram um forte abanão no tradicional sistema de partidos políticos mas continuam fiéis à ideia de democracia liberal, sem autoritarismos, que garante os direitos políticos e sociais dos cidadãos. A Europa segue como mais do que um lugar: é uma ideia. Mais gente votou por valores, não ape
Os “28” que dirigem os países da União Europeia reúnem-se já ao fim da tarde de hoje numa cimeira em Bruxelas. Há um bom sinal: parece que não querem perder tempo e, menos de 48 horas após o fecho das eleições, põem-se a tratar dos assuntos.
Pelo menos dois questionários criados para ajudar os eleitores a escolher os seus candidatos às Eleições Europeias excluem partidos políticos nos seus resultados. Se fez um quiz para ser qual o seu "par ideal" nestas eleições europeias, tenha atenção a estes pormenores — que, no final do dia, são ma
Direita, esquerda, centro, liberais, verdes ou radicais, todas as ideias políticas estão representadas no Parlamento Europeu, onde o Partido Popular Europeu (PPE) liderou até hoje. Depois do dia 26 de maio, tudo poderá mudar e ontem à noite teve lugar o único debate entre os candidatos principais, o
Quem é o presidente da União Europeia? Onde fica o Parlamento e para que serve o programa Erasmus? Faça o teste e descubra quanto sabe sobre a instituição que vai a votos este mês.
O pagamento de uma despesa de campanha por um apoiante, o que é proibido, na coligação Basta!, e de uma multa de trânsito pelo PCTP/MRPP foram algumas das 47 irregularidades detetadas nas contas das eleições europeias de 2019.
A SIC foi o canal com mais peças noticiosas sobre as eleições europeias no período da campanha eleitoral, num total de 189, seguida da RTP1, com 186, segundo o relatório da ERC sobre a cobertura jornalística hoje divulgado.
Afinal, da esquerda à direita, os deputados europeus não são tão diferentes como poderíamos pensar. A maioria acredita mesmo que não pagamos demasiados impostos, é contra um exército europeu, prefere os EUA à China, admite irritar-se com facilidade e é bom garfo. Ainda assim, há diferenças. Saiba qu
A reunião entre os coordenadores das negociações para a escolha dos cargos de topo de União Europeia (UE), na qual participou o primeiro-ministro português, foi “construtiva”, embora os ‘negociadores’ tenham identificados “desafios” durante o encontro, anunciou o Governo belga.
O presidente do PSD, Rui Rio, assumiu hoje uma “quota de responsabilidade grande”, mas “repartida”, nos resultados do partido nas europeias, e contrapôs que a vitória do PS “não é uma grande vitória”, mas “por poucochinho”.
O separatista catalão em prisão preventiva Oriol Junqueras pediu autorização ao Supremo Tribunal espanhol, onde está a ser julgado por alegado delito de rebelião, para se deslocar ao parlamento em Madrid jurar a Constituição como eurodeputado eleito.
O processo de escolha das personalidades que ocuparão os cargos institucionais de topo da União Europeia deve obedecer a complexos equilíbrios, que o desfecho das eleições europeias deste ano ‘complicam’ ainda mais.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, reúne-se na sexta-feira em Lisboa com o primeiro-ministro, António Costa, no âmbito do seu périplo de consultas junto de líderes europeus para a escolha dos cargos de topo da União Europeia (UE).
O líder do PSD, Rui Rio, discordou hoje da análise do Presidente da República sobre a possibilidade de uma crise na direita portuguesa, considerando-a uma visão "otimista" e "superficial", já que a crise é "transversal" ao regime.